Homem morre por raio no Guarujá

Homem morre por raio no Guarujá  Um homem de 35 anos foi atingido por um raio, por volta das 10h40, durante tempestade no Guarujá, litoral paulista.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, a vítima foi o pescador Daniel Francisco dos Santos, que estava retirando seu barco de alumínio do mar, na Praia Santa Cruz dos Navegantes, quando o raio o atingiu. Ele chegou a ser levado para o pronto-socorro local, mas não resistiu.

Conforme levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 no ano passado – uma a menos do que o total registrado em 2013. Para fazer o estudo, o grupo usou informações da imprensa, da Defesa Civil e do Ministério da Saúde.

A maior parte das mortes por raios foi em São Paulo (17). Em seguida, vieram o Maranhão (16), o Piauí (7), o Amazonas e o Pará (seis mortes em cada um). Os números de São Paulo se destacam por dois casos ocorridos no segundo semestre de 2014. Em 7 de novembro morreram três moradores de rua, atingidos simultaneamente por um raio, na capital paulista; e em 29 de dezembro, quatro banhistas receberam descarga atmosférica fatal em Praia Grande, no litoral.

As cidades que tiveram maior número de vítimas em 2014 foram: São Paulo com cinco vítimas no total, Praia Grande (SP) com quatro vítimas, e Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA) com duas vítimas cada.

 

Edição: Veja Timon

Via: Agência Brasil

Comentar via FaceBook

Comentários

Deixe uma resposta