Home / Geral / No Maranhão 286 mil pessoas farão ENEM 2017

No Maranhão 286 mil pessoas farão ENEM 2017




No Maranhão 286 mil pessoas farão ENEM 2017
Fique atento para as provas, se programe!

  O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 contará com 286.075 participantes no Maranhão, 12,7% a menos do que no ano passado. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a queda no número de participantes decorre do ENEM não mais conceder o certificado do ensino médio, que agora é competência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No Brasil, 6.731.203 pessoas se inscreveram para o exame. Do total de participantes do Maranhão, 59,8% são mulheres e 40,2% são homens, sendo que maioria está na faixa etária entre 21 e 30 anos, com 96.382 inscritos. No primeiro dia são aplicadas as provas de Linguagens, ciências humanas e redação com duração de 5 horas e 30 minutos. O local de prova pode ser conferido na página do participante.

No Maranhão, 19,9% dos inscritos pagaram taxa de inscrição para fazer a prova, enquanto 80,1% conseguiram isenção do pagamento pelos critérios do exame. Em relação à situação de ensino, 67,3% já concluíram o Ensino Médio; 22,7% é concluinte este ano; e 9,5% concluirá após 2017.

No dia da prova

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Além disso, o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas é proibido.

O documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame. Pode ser apresentada a carteira de identidade, a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, as carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes validadas por lei, a carteira de trabalho, o certificado de reservista, o passaporte ou a carteira de habilitação.

Além disso, também é importante ficar atento ao horário das provas. No Maranhão, por não haver horário de verão, os portões das escolas abrem às 11h e fecham às 12h. A prova terá início às 12h30. O segundo dia de provas do ENEM será realizado no dia 12/11. Serão aplicados os cadernos de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias.

Edição: Veja Timon

Via: Reprodução / G1 MA

Comentar via FaceBook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *