Home / Geral / Palestra gratuita na Fundação Cidadania em alusão ao setembro amarelo

Palestra gratuita na Fundação Cidadania em alusão ao setembro amarelo

Palestra marca a alusão ao movimento setembro amarelo
Setembro amarelo em Timon
 A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, está realizando o projeto Setembro Amarelo: movimento que valoriza a vida. Como parte das programações, será realizada nesta terça (12/09), uma palestra sobre Prevenção e a Posvenção do Suicídio, na Fundação Cidadania, a partir das 14h.

Durante a palestra, que será ministrada pela psicóloga Amparo Maria da Silva, serão discutidas técnicas para identificação e acompanhamento de pessoas com ideação. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental, Roselma Assunção, a proposta da iniciativa é ampliar as possibilidades de prevenção do suicídio.

“Queremos investir na psicoeducação da desconstrução do tabu e do estigma quanto ao tema, intensificar o desenvolvimento de aspectos de valorização da vida, sensibilizar a população quanto aos fatores de risco e aperfeiçoar a assistência em saúde mental, visando o apoio às pessoas com ideação e comportamento suicida, bem como seus familiares”, explicou.

O projeto Setembro Amarelo envolve os profissionais da Saúde Mental, usuários dos CAPS, familiares dos usuários, comunidade, profissionais da Saúde, Educação, Assistência e Justiça. Durante o evento, haverá exposição de fotos (atividades realizadas com usuários) e venda de peças produzidas pelos usuários dos CAPS nas oficinas terapêuticas.

DADOS

Segundo levantamento do Mapa da Violência 2017, que possui dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, houve aumento de 10% no número de suicídios entre jovens de 15 a 29 anos, desde 2002. Caso a comparação seja feita com a década de 1980, o aumento é de 60%.

No estado do Maranhão, somente em 2016 foram 269 casos de suicídio e em 2017, 35 registros. No município de Timon, foram registrados 03 casos neste ano de 2017 e tentativas de uma média de 30 casos no último trimestre.

SOBRE A PALESTRANTE

Amparo Maria da Silva é psicóloga clínica, mestranda em Saúde da Família, empregada e membra efetiva do grupo de recuperação da Agespisa, membra da Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia – secção Piauí. A especialista realiza palestras em temáticas com ênfase na prevenção do suicídio e valorização da vida.

Comentar via FaceBook

Comentários

Veja Também

A timonense mais internacional que se tem notícia, acaba de lançar seu clip nas redes sociais

Timonense Gysele Soares lança clip de música no Youtube

 A timonense Gyselle Soares que hoje tem uma vida com seu noivo na cidade de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *