Resultado da Enquete: Decoração Zé Pereira

Resultado da Enquete: Decoração Zé Pereira  O veja timon realizou no dia 27 de janeiro uma enquete perguntando aos internautas qual a opinião sobre decoração do Zé Pereira de Timon de 2015 que tem como tema “O boi do Zé”, fazendo uma homenagem clara ao Bumba Meu Boi maranhense. Para mais de 75 % dos entrevistados, a decoração da festa pré-carnavalesca, não condiz com o real significado. A internauta Idna Wendell afirma “uma vergonha essa decoração, é carnaval não festas juninas” (sic)  em um comentário em uma das mídias sociais do site (facebook).

Mas para o Antônio Gomes, conhecido popularmente como “Mestre Maleiro”, o apoio às tradições maranhenses é de suma importância para demonstrar a rica cultura timonense. Ainda segundo o “Mestre Maleiro”, desde os anos 50, o boi já “brincava” o Zé Pereira. A música “boi da cara preta”, marchinha de Carnaval, cita a letra: “Zé Pereira, o Rei do Carnaval”. Como também descreve Feitosa Silva, internauta, que define como “ Perfeita e bela aos olhos de quem sabe de verdade onde vive e o que vive!#Unica #Singular” (sic)Poderia ter cido mais criativos(sic), afirma Elquiany Santos via redes sociais (Facebook).

Para o artista plástico Hostyano Machado, que confeccionou toda a decoração afirma que “realizou tudo com muito cuidado, pesquisa e acima de tudo respeito à originalidade e à história do povo timonense, que merece personalidade e beleza em uma festa como a do Zé Pereira”.

O fato é que para muitos internautas há muita confusão em associar a festa pré-carnavalesca com a tradição maranhense do “Bumba Meu Boi” e assim causa muitas divergências em suas opiniões.

 

Fonte: Veja Timon

 Por: Pedro Santiago

Com Informações COGECOM

Comentar via FaceBook

Comentários

Deixe uma resposta