Brasil

Homem morre por raio no Guarujá

Veja-Timon-Logo2015  Um homem de 35 anos foi atingido por um raio, por volta das 10h40, durante tempestade no Guarujá, litoral paulista.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, a vítima foi o pescador Daniel Francisco dos Santos, que estava retirando seu barco de alumínio do mar, na Praia Santa Cruz dos Navegantes, quando o raio o atingiu. Ele chegou a ser levado para o pronto-socorro local, mas não resistiu.

Conforme levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de pessoas mortas por raios no Brasil chegou a 98 no ano passado – uma a menos do que o total registrado em 2013. Para fazer o estudo, o grupo usou informações da imprensa, da Defesa Civil e do Ministério da Saúde.

A maior parte das mortes por raios foi em São Paulo (17). Em seguida, vieram o Maranhão (16), o Piauí (7), o Amazonas e o Pará (seis mortes em cada um). Os números de São Paulo se destacam por dois casos ocorridos no segundo semestre de 2014. Em 7 de novembro morreram três moradores de rua, atingidos simultaneamente por um raio, na capital paulista; e em 29 de dezembro, quatro banhistas receberam descarga atmosférica fatal em Praia Grande, no litoral.

As cidades que tiveram maior número de vítimas em 2014 foram: São Paulo com cinco vítimas no total, Praia Grande (SP) com quatro vítimas, e Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA) com duas vítimas cada.

 

Edição: Veja Timon

Via: Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.