GeralTimon

Águas de Timon anuncia programa com obras de esgotamento sanitário no município

Programa Timon Saneada II inicia em maio e beneficiará diretamente 22 mil pessoas

Nesta quinta-feira (29), a Águas de Timon completa seis anos de atuação no município e, em comemoração à data, a empresa anuncia o programa Timon Saneada II, que reúne uma série de investimentos na área de esgotamento sanitário, beneficiando diretamente 22 mil pessoas. Com a ação, haverá a ampliação de 3 para 33% na cobertura de esgoto, tornando a cidade referência em saneamento no estado do Maranhão.

Nessa primeira etapa, o Timon Saneada II prevê a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade de 500 litros por segundo. Ainda serão realizadas mais de 7,5 mil ligações domiciliares, além da implantação da Rede Interceptora Final e da Linha de Recalque, que interligará a EEE Final a ETE Maranhão, com travessia sob a Ferrovia.

De acordo com o gerente de Engenharia da Águas de Timon, Cassiano Costa, as ações serão graduais. “A meta é de que, em o ano de 2026, toda a zona urbana do município de Timon tenha tratamento de esgoto. Para chegarmos nesse resultado, iremos investir aproximadamente R$ 168 milhões, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento”, declara.

Cassiano destaca que o programa Timon Saneada II será um legado para a cidade e os serviços ficarão marcados na história de Timon. “O esgotamento sanitário é fundamental para a melhoria na qualidade de vida das pessoas e interfere diretamente na saúde, educação, renda e bem-estar, reduzindo indicadores negativos para o município e preservando o meio ambiente. Com nossas ações, tornaremos Timon a cidade mais saneada do Maranhão”, frisa Cassiano.

Com soluções modernas e tecnológicas, a Águas de Timon já vem transformando a vida dos moradores e muitas mudanças positivas já são notadas pela comunidade. A empresa universalizou o abastecimento ainda no primeiro ano da concessão, cumprindo meta contratual, e hoje toda a zona urbana da cidade têm acesso à água tratada.

Francisco Guedes é morador de Timon e trabalha na empresa há cinco anos. O leiturista sente no seu dia a dia as mudanças com a chegada da concessão. “Antigamente, a gente passava mais de uma semana sem água, então vivíamos enchendo as vasilhas. Com a empresa, a mudança foi muito radical: tem água chegando nas torneiras todos os dias. Agora eu não tenho mais a preocupação de ficar acordado na madrugada esperando chegar água. E o melhor é saber que eu faço parte dessa história e vejo todo o nosso esforço sendo recompensando com a mudança da realidade de Timon”, comemora.

*Benefícios*
A ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em Timon traz impactos positivos no desenvolvimento da cidade, com ganhos socioeconômicos e na saúde, qualidade de vida, como a redução de doenças por veiculação hídrica. Os imóveis atendidos com rede de esgoto ganham ainda em valorização imobiliária.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, para cada 1 real investido em saneamento básico, economizam-se 4 reais em custos com saúde. Esgoto coletado e tratado ainda proporciona melhoria da saúde pública, pois reduz o número de doenças ocasionadas por água contaminada, além de melhorar as condições sanitárias locais.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.