Blog do RibinhaGeralTeresina

Alunos de Veterinária participam de ação com Zoonoses Itinerante em Timon 

UNINASSAU Teresina apoiou ação da UVZ da cidade vizinha com diversas ações; Ação continua neste sábado (19)  

Alunos de Veterinária orientaram sobre cuidados com os pets

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina participaram, no último sábado (12), do Programa Zoonoses Itinerante, ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Timon-MA, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) do bairro Novo Tempo. Ao todo, foram 740 vacinas aplicadas, 250 consultas realizadas e mais de 100 teste rápidos nos animais do bairro. Os atendimentos continuam no próximo sábado (19) com vacinação antirrábica, testes rápidos e outros. 

Moradores do bairro Novo Tempo levaram animais domésticos para vacinação e testagens de leishmaniose

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Gerson Tavares, a experiência de ir à campo com alunos da graduação é essencial para a formação do futuro profissional, pois, desde o início, o aluno tem contato com a rotina da profissão.  “Durante a ação, os discentes puderam acompanhar diversos procedimentos desenvolvidos em cães e gatos. Estar na rua, estar em ação e acompanhar o dia a dia fora da sala de aula faz a diferença para o futuro profissional. Agradecemos e parabenizamos a Prefeitura Municipal de Timon pela excelente iniciativa de promoção de saúde pública”, explicou Tavares. 

Cerca de 40 alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário participaram da ação

O organizador da ação e técnico em Laboratório de Leishmaniose da prefeitura de Timon-MA, Francisco Marques, pontua a importância dos alunos do Centro Universitário em ver, na prática, como ter respeito por todos os animais e como também funciona os serviços. Além disso, Marques também relata a felicidade dos funcionários, pois o local era visto apenas como local de abandono de animais, sejam vivos ou mortos.  “Os serviços prestados pelo pessoal são de grande importância, pois a UVZ era considerada como local de extermínio de cães e gatos. Com o projeto Zoonoses Itinerante, a população tem outra visão dos serviços que lá tem, como atendimento clínico veterinário, testes rápidos pra leishmaniose, vacinação antirrábica canina e felina em todo o município. Muito obrigado pela colaboração”, comentou Francisco. 

A aluna do 3º período, Ana Karine Soares, participou da ação e relata que o momento foi enriquecedor para ela e os amigos de sala, pois observaram na prática o atendimento de animais domésticos. “Foi um evento que agregou de forma muito positiva, somando com os nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula e tendo a oportunidade de acompanhar a atuação de grandes profissionais”, finalizou. 

O Centro Universitário participa novamente da ação neste sábado (19) em dois locais, na Vila Angélica e Vila Osmar, junto com a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Timon-MA. Cerca de 40 alunos dos três primeiros períodos interagiram com os moradores, auxiliando os profissionais do município. Por Ricardo Mousinho, da ASCOM Uninassau.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.