spot_img
spot_img

Alunos de Veterinária participam de ação com Zoonoses Itinerante em Timon 

spot_img
Compartilhe:
Alunos de Veterinária orientaram sobre cuidados com os pets

Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina participaram, no último sábado (12), do Programa Zoonoses Itinerante, ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Timon-MA, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) do bairro Novo Tempo. Ao todo, foram 740 vacinas aplicadas, 250 consultas realizadas e mais de 100 teste rápidos nos animais do bairro. Os atendimentos continuam no próximo sábado (19) com vacinação antirrábica, testes rápidos e outros. 

Moradores do bairro Novo Tempo levaram animais domésticos para vacinação e testagens de leishmaniose

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Gerson Tavares, a experiência de ir à campo com alunos da graduação é essencial para a formação do futuro profissional, pois, desde o início, o aluno tem contato com a rotina da profissão.  “Durante a ação, os discentes puderam acompanhar diversos procedimentos desenvolvidos em cães e gatos. Estar na rua, estar em ação e acompanhar o dia a dia fora da sala de aula faz a diferença para o futuro profissional. Agradecemos e parabenizamos a Prefeitura Municipal de Timon pela excelente iniciativa de promoção de saúde pública”, explicou Tavares. 

Cerca de 40 alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário participaram da ação

O organizador da ação e técnico em Laboratório de Leishmaniose da prefeitura de Timon-MA, Francisco Marques, pontua a importância dos alunos do Centro Universitário em ver, na prática, como ter respeito por todos os animais e como também funciona os serviços. Além disso, Marques também relata a felicidade dos funcionários, pois o local era visto apenas como local de abandono de animais, sejam vivos ou mortos.  “Os serviços prestados pelo pessoal são de grande importância, pois a UVZ era considerada como local de extermínio de cães e gatos. Com o projeto Zoonoses Itinerante, a população tem outra visão dos serviços que lá tem, como atendimento clínico veterinário, testes rápidos pra leishmaniose, vacinação antirrábica canina e felina em todo o município. Muito obrigado pela colaboração”, comentou Francisco. 

A aluna do 3º período, Ana Karine Soares, participou da ação e relata que o momento foi enriquecedor para ela e os amigos de sala, pois observaram na prática o atendimento de animais domésticos. “Foi um evento que agregou de forma muito positiva, somando com os nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula e tendo a oportunidade de acompanhar a atuação de grandes profissionais”, finalizou. 

O Centro Universitário participa novamente da ação neste sábado (19) em dois locais, na Vila Angélica e Vila Osmar, junto com a Unidade de Vigilância em Zoonoses de Timon-MA. Cerca de 40 alunos dos três primeiros períodos interagiram com os moradores, auxiliando os profissionais do município. Por Ricardo Mousinho, da ASCOM Uninassau.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Equatorial Maranhão entrega certificados de conclusão do curso de Maquiagem Profissional em Colinas

A iniciativa faz parte do projeto E+ profissional em parceria com o Instituto Embeleze Na última sexta-feira (22) a Equatorial Maranhão em parceria com o...

Tuberculose é curável, mas número de casos notificados ainda preocupa

No país, aproximadamente 70 mil casos novos são notificados e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes por causa da doença Por Juliana Castelo A tuberculose é...

Além da semana santa: benefícios dos peixes para a saúde

Por Juliana Castelo Aos 78 anos, a aposentada Teodora Lima não abre mão de ter peixe no prato em alguns dias da semana. “Desde pequena,...