Aumento de casos faz Prefeitura de Timon prorrogar decreto com medidas restritivas até domingo (28)

spot_img
Compartilhe:

A Prefeitura de Timon publicou, na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial do Município, o decreto Nº 0254. Devido ao aumento de casos e mortes provocadas pela Covid-19, o documento prorroga as restrições no funcionamento de atividades não essenciais na cidade.

A partir desta segunda-feira (22)até domingo (28) seguem proibidas a autorização e realização de qualquer evento que gere aglomeração como shows, funcionamento de boates, atividades esportivas, confraternizações, festas de casamento, seja em ambiente aberto ou fechado.

COMÉRCIO

O comércio de rua pode funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h até as 17h. Os shoppings centers podem iniciar o funcionamento das 10h até 21h. No final de semana, dias 27 e 28, as lojas estão proibidas de funcionar.

HORÁRIO DIFERENCIADO

O decreto estabelece horário diferenciado no funcionamento dos seguintes estabelecimentos:

  •  Academias  06 às 21h dos dias 22 a 26 de março
  • Panificadoras e padaria  06 às 21h dos dias 22 a 28 de março
  •  Supermercados/mercearias e afins  07h às 21h de 22 a 28 de março
  •  Hortifrutigranjeiros, feiras livres, mercados e CEASA  05h às 16h de 22 a 28 de março
  •  Farmácias TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março
  •  Distribuidoras de material de construção e medicamentos – TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março
  •  Delivery de alimentação e bebidas  06h às 23h dos dias 22 a 28 de março
  •  Serviços médicos hospitalares e veterinário TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março
  •  Autoescolas  8h às 17h dos dias 22 a 26 de março
  •  Açougues e lojas de carne  06h às 17h dos dias 22 a 28 de março
  •  Postos de gasolina TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março
  •  Indústrias  TEMPO INTEGRAL de 22 a 28 de março
  •  Bancos No horário definido em regulamentação específica
  •  Lotéricas  9h às 21h dos dias 22 a 26 de março

BARES

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes e balneários podem funcionar de segunda (22) a quarta-feira (24),até 21 h, sendo proibido som mecânico ou música ao vivo, e realização de festas dentro dos estabelecimentos e no entorno.

De quinta-feira (25) até domingo (28) bares, restaurantes, trailers, lanchonetes e balneários não podem abrir ao público. Os estabelecimento só poderão funcionar nos sistemas de delivery e drive-thru.

LEI SECA NOS SUPERMERCADOS

No sábado (27) e domingo (28) os supermercados, mercados e congêneres só poderão comercializar gêneros alimentícios, produtos de higiene, de limpeza, ficando proibida a venda de eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de vestuário, bebida alcoólica, e outros produtos considerados não essenciais. A lotação nos estabelecimentos também não deve ultrapassar 50% da capacidade física.

ATIVIDADES PRESENCIAIS NOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS

De 22 a 28 de março ficam suspensas as atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Municipal, com exceções de pastas específicas como a Secretaria de Saúde.

O decreto dispensa da modalidade presencial servidores integrantes do grupo de risco.

FERIADO

O Governo do Estado decidiu antecipar para esta sexta-feira (26) o feriado estadual de adesão do Maranhão à Independência do Brasil. Portanto, caberá aos lojistas e seus sindicatos definirem se abrirão ou não o comércio no dia 26.

ATIVIDADES RELIGIOSAS

Cultos, missas e demais atividades religiosas podem ser realizadas desta segunda-feira (22) até 28 de março, com ocupação máxima de 30% na capacidade do templo ou congênere.

PROTOCOLOS E FISCALIZAÇÃO

O decreto condiciona o funcionamento dos estabelecimentos ao cumprimento dos protocolos sanitários, como aferição de temperatura, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento. A fiscalização fica a cargo da Vigilância Sanitária Municipal, DMTrans, Guarda Civil Municipal, Procon, SLU, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança, Conselho Tutelar, em conjunto com as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros.

 

Compartilhe:

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Alerta: Casos de Covid voltam a avançar e preocupam autoridades do Piauí

Também ouve aumento de mortes por coronavirus em outubro. Após uma queda expressiva no número de casos de covid-19 em setembro, quando o Piauí registrou...

Ouvidor de Timon poderá sofrer bloqueio total caso não pague dívida judicial a ex-vereador

No documento, a assessoria jurídica do ex-vereador diz que Danilo Assunção tem como pagar a dívida judicial. O Ouvidor do Município de Timon Danilo Assunção...

Tem muita “lagarta, laranja e fantasma” recebendo sem trabalhar na Prefeitura de Timon

A maioria das pessoas contratadas para receber sem trabalhar faz parte de ciclo de amizade seleta do grupo que comanda o poder, outros são...