Blocos homenageiam “rainha do baião” de Timon

spot_img
Compartilhe:

bloco-estacao-das-flores-homenageia-rainha-do-baiao-de-timon-ma  A rainha do baião de Timon (MA), Antônia Bacalhau, foi homenageada pelos blocos “Estação das Flores” e “Baião de Boi” no Zé Pereira deste ano. Aos 85 anos, a timonense, que é referência de alegria e festa do momo, acompanhou os blocos, mesmo com a chuva.

Este ano, o “Estação das Flores” uniu o bloco Baião de Boi, coordenado por Severino Santos, cantor e agitador cultural que vive entre Teresina e Timon. Os brincantes levaram os bumbas-bois Imperador da Ilha e do Riso da Mocidade, os mais tradicionais da região. Participaram também Roberto Portela, dos Caiporas, e o cantor Dimas Bezerra.

Veja Também:

Uma das idealizadoras do bloco, Carla Senna, ressaltou que a proposta é valorizar a cultura popular e as pessoas de Timon. O projeto “Estação das Flores” foi criado em outubro do ano passado com atividades artísticas e culturais alternativas, como leitura e contação de histórias para crianças, saraus literários, shows musicais e espetáculos teatrais.

“A proposta é de valorização das manifestações tradicionais da cultura timonense, bem como capacitações nas áreas artísticas e literárias, fomentando a economia da cultura solidária e colaborativa no bairro São Francisco, tendo a comunidade como protagonizadora. O projeto é semeado por um coletivo que conta com a participação de moradores dos arredores da Estação Ferroviária, artistas e produtores culturais de Timon e Teresina”, ressaltou Carla Senna.

Tomando uma atitudade de diversificar as manifestação de blocos carnavalescos de Timon foi criado o bloco que este ano se uniu ao Baião de Boi. O baião de Timon, também originário do lundu africano, apesar das mudanças nos instrumentos, como a troca da sanfona por teclados, ainda conserva peculiaridades em seu rítmo e em sua dança.

Os mais antigos ainda dançam com um instrumento denominado por eles de “gafanhoto”, uma espécie de castanhola à timonense.

“Pesquisas que estão sendo realizadas pela Fundação de Cultura de Timon, indicam ser este instrumento a origem dos conhecidos “bois de matraca”, o que também relaciona o baião timonense, ou baião de gafanhoto, à brincadeira do bumba-meu-boi”, ressaltou Carla Senna.

Antônia Bacalhau recebeu o título de Rainha do Baião pelos antigos músicos e terreiros por onde as festas se realizavam. Sua presença como dançarina incansável, assimo como os próprios músicos, dava a tônica peculiar deste ritmo timonense. Ela tem o reconhecimento de diversas comunidades do município, tanto urbanas como rurais.  Para salvaguardar sua memória é que seus filhos e amigos criaram o “Bloco da Bacaiau – Rainha do Baião”, organizado todos os anos na rua Odilo Costa, bairro Santo Antônio, em frente à residência da família.

“O bloco é uma homenagem a minha avó, que adora a tradição do baião dançado com gafanhoto”, diz Vania da Silva, neta de dona Antônia.

Este ano de 2016 a família Bacalhau se integrou à proposta de valorização das tradições de Timon feita pelo Coletivo Estação das Flores e, pela primeira vez, desfilaram na Avenida Piauí durante o Zé Pereira de Timon 2016, realizado pela Fundação Municipal de Cultura. Nos dias 07 e 09 de fevereiro próximos, período da Festa de Momo, quando o Bloco da Rainha do Baião faz sua folia, o  movimento Estação das Flores estará presente.

 

Edição: Veja Timon

Via: Cidade Verde

Compartilhe:
Veja Timonhttps://www.vejatimon.com
O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

A partir desta segunda (06), novas ruas do centro recebem obras de esgotamento sanitário

Mais de 25 mil metros de rede de esgoto já foram instalados As obras do programa Timon Saneada 2, que colocarão o município de Timon...

Câmara de Timon: Resumo das matérias aprovadas na sessão desta segunda-feira (06/12)

Os parlamentares aprovaram duas homenagens: um título de cidadania e a concessão da insígnia Flores. Durante a 2018ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Timon,...

Deputada Socorro anuncia Fábio Macedo como seu candidato a deputado federal

O anúncio oficial foi feito durante se aniversário, ontem, 05, na presença do vice-governador Carlos Brandão. Foi durante a festa de seu aniversário e com...