Blog recebe livro sobre “A Missão de um Médico Veterinário na Sociedade”, de Waldyr Brandão

spot_img
Compartilhe:

Diz o poeta cubano José Marti que: “Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro são três coisas que cada pessoa deve fazer durante sua vida”, acredito que o Doutor Waldyr Brandão acaba de conseguir sua última, deixando seu legado para o mundo e sua marca para a história.

Conheci seu trabalho no Serviço de Inspeção Federal, louvável. Acompanhei alguns dias e noites de sua ação na cidade paulista de Tupã, onde ele mora ao lado de minha irmã Francisca Brandão (Morena), há décadas.

“Esta publicação reflete, uma vez mais, a preocupação do autor com a profissão e com a sociedade”, diz o prefácio do livro: “A missão de um Médico Veterinário na Sociedade”, escrito por José Cézar Panetta. “Fundamentalmente, é de trocar em miúdos e mostrar ao público toda contribuição social do médico veterinário para a saúde animal, para a saúde humana e para a saúde do meio ambiente, hoje intrinsecamente relacionadas e, com certeza, interdependentes e, por isso mesmo, tratadas e estudadas mundialmente como UMA ÚNICA SAÚDE”, diz Panetta.

Hoje, 16, chega às minhas mãos um exemplar do livro autografado por Doutor Waldyr Brandão e fico honrado por isso, pois sei que como amante da leitura, vou mais uma vez aprender com seus ensinamentos e experiência profissional. Por isso, e por conhecer o autor recomendo a leitura de seu livro, muito bem editado.

Recorro agora a um dos textos publicados pela imprensa local da cidade de Tupã para definir o autor como muito mais conhecimento:

Dr. Waldyr Brandão lança o livro “A Missão de Um Médico Veterinário na Sociedade”

O médico veterinário Dr. Waldyr Brandão lança em Tupã o livro “A Missão de Um Médico Veterinário na Sociedade”. A obra consiste em uma coletânea de artigos publicados pelo autor na imprensa de Tupã e região.

São 63 artigos que tratam de assuntos variados da Medicina Veterinária e da saúde pública em geral. Os textos foram publicados desde os anos 1970 até os dias atuais, em dezenas jornais como “O Imparcial”, de Presidente Prudente, “Jornal da Manhã”, de Marília, e “Jornal Superior”, “Folha do Povo”, “Jornal da Região”, “Jornal do Campo” e “Diário”, estes últimos de Tupã. Também tem textos publicados em revistas acadêmicas e em seu blog pessoal (brandaomedvet.blogspot.com).

O prefácio da edição foi feito pelo prestigiado editor-geral do portal Higiene Alimentar, professor José Cezar Panetta, docente aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e membro das Academias Brasileira e Paulista de Medicina Veterinária.

Segundo o autor, os textos dos artigos sempre buscavam uma linguagem acessível a todos, que respeitasse todos os níveis de conhecimento e de formação. E é dessa forma que o médico veterinário Dr. Waldyr Brandão contribuiu para a divulgação da ciência Médica Veterinária, da inovação e da tecnologia, em especial os temas voltados à saúde pública, tanto a humana quanto a animal, e a relação entre os homens e a natureza.

O livro é um convite aos interessados no tema, aos profissionais da Medicina Veterinária, pesquisadores, professores e estudantes para uma reflexão acerca desta prática de amor à natureza.

Para adquirir e obter mais informações sobre o livro, escreva para o e-mail waldyrbrandao@ig.com.br. O livro também vai estar à disposição na Clínica Veterinária Pró Animal “Miake”, localizada na Rua Carijós, 373, Centro (Telefone: 14-3496-1844).

Sobre o autor

Waldyr Brandão é morador de Tupã desde 1978. Nasceu em 1948, em Pinheiral (RJ), onde se formou Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola Nilo Peçanha, hoje Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e concluiu a Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em 1972.

Desde 7 de maio 1976 exerce o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, no Ministério da Agricultura, inicialmente na região de Presidente Prudente e atualmente na região de Marília.

Fez Pós-graduação, com especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica na Universidade de Ribeirão Preto (SP) e Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus de Botucatu (SP).
Ao longo de sua carreira integrou inúmeras instituições como a Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Tupã e Região, a Sociedade Protetora dos Animais de Tupã, a Academia Maçônica de Ciências e Letras da Alta Paulista, a Academia de Ciências, Letras e Artes de Tupã e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo. Por Alexandre Brandão.

Compartilhe:

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Deputado Rafael anuncia adesão do advogado Hildembergue Cavalcante

Ele é irmão do candidato derrotado na recente eleição da OAB Timon. O deputado Rafael continua firme e em prospecção rumo à reeleição para o...

Construtora que recebeu imóvel doado da prefeitura tem “pano pras mangas”

Segundo informações, a beneficiária de dia ação milionária do município acaba de fazer um outro negócio milionário. Sabe aquela construtora que ganhou uma doação de...

Chapa 2 se apresenta como proposta para mudar a cara do Sinterpum em Timon

Membros da atual diretoria vêm se revezando no poder e domínio do sindicato, que tem algumas conquistas, mas a categoria precisa avançar, por isso...