spot_img
spot_img

Campanha de vacinação contra gripe H1N1 em Timon

spot_img
Compartilhe:

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha de vacinação contra o vírus H1N1 em Timon neste sábado (30), Dia D. A abertura oficial da campanha foi realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro Flores, na Rua 90, no início da manhã, com a população da região já presente para garantir sua imunização.

De acordo com o secretário de saúde, Márcio Sá, a meta é vacinar aproximadamente 34 mil pessoas, ou seja, pelo menos 80% do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde na campanha nacional. “Assim como em outros estados, no Maranhão a campanha de vacinação contra a gripe Influenza foi antecipada por conta do surto que ela vem causando. Neste sentido, estamos abrindo oficialmente a imunização em todas as Unidades Básicas de Saúde de Timon. Vamos tentar vacinar toda a população do grupo prioritário, por isso, a equipe de vacinadores e que fazem o atendimento estão treinadas para que, até o término da campanha, no dia 20 de maio, todos estejam imunizados”.

Os grupos prioritários e que devem tomar a vacina são: crianças de 06 meses a menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), profissionais da Saúde, população indígena, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

A coordenadora de Epidemiologia de Timon, Itelmária Escórcio, disse que são 180 profissionais preparados e mais de 30 postos para atender a população. “Hoje as UBS irão atender até às 17h e no decorrer da semana, de segunda a sexta, o atendimento irá continuar”. Ela acrescenta que “o objetivo é de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza”.

Para Elizângela Pereira, que está no nono mês de gestação, é muito importante que a Prefeitura de Timon esteja também engajada nesta campanha. “Estou no final da minha gestação, mas nem por isso deixei de vir me proteger e proteger o meu filho, agora posso ficar tranquila”, disse ela.

Além das Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e zona rural, haverá 05 postos volantes espalhadas na cidade, sendo um na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil, no Bradesco, Ceasa e Mercado Formosa. “Estaremos na zona rural no dia 7 de maio, no Povoado Campo Grande, e no dia 15 no Povoado Cão Açú, fazendo uma mobilização para que este público também tenha acesso à vacina”, afirmou Márcio.

 

Edição: Veja Timon

Via: ASCOM

Compartilhe:
spot_img
Veja Timon
Veja Timonhttps://vejatimon.com
O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Equatorial Maranhão entrega certificados de conclusão do curso de Maquiagem Profissional em Colinas

A iniciativa faz parte do projeto E+ profissional em parceria com o Instituto Embeleze Na última sexta-feira (22) a Equatorial Maranhão em parceria com o...

Tuberculose é curável, mas número de casos notificados ainda preocupa

No país, aproximadamente 70 mil casos novos são notificados e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes por causa da doença Por Juliana Castelo A tuberculose é...

Além da semana santa: benefícios dos peixes para a saúde

Por Juliana Castelo Aos 78 anos, a aposentada Teodora Lima não abre mão de ter peixe no prato em alguns dias da semana. “Desde pequena,...