GeralTeresina

Dia Internacional da Limpeza é marcado por mutirão nas margens do Rio Poti

Além do recolhimento dos resíduos, o grupo fez a coleta e análise da água do rio, trabalho que integra o projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica.

Com o envolvimento de diversas pessoas movidas pelo sentimento e a necessidade de preservar o meio ambiente, foi realizado, no último sábado (21), um mutirão de recolhimento de resíduos sólidos despejados nas margens do Rio Poti, nas imediações da Floresta Fóssil. A atividade, alusiva ao Dia Internacional da Limpeza, contou com a união das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Fundação SOS Mata Atlântica, Associação Fraternidade, ONG Gestores em Ação e Fundação Velho Monge.

Além do recolhimento dos resíduos, o grupo fez a coleta e análise da água do rio, trabalho que integra o projeto Observando os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica. O monitoramento é realizado com o uso de kits especiais disponibilizados pela própria fundação, que permitem verificar parâmetros, como temperatura da água, espumas, fosfatos, oxigênio dissolvido, cheiro e peixes.

O trabalho de educação ambiental também envolveu as comunidades da Vila Ferroviária e Conjunto Murilo Rezende, que receberam mudas de plantas como forma de marcar o Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. Para reforçar a importância de preservar nosso verde, os participantes abraçaram, simbolicamente, um Angico Branco, espécie comum nas matas ciliares do Rio Poti.

“Essa ação foi muito importante, porque conseguimos identificar os tipos de resíduos despejados inadequadamente naquela área, em sua maioria, copos e garrafas plásticas. Outro ponto interessante foi a participação das crianças, que estavam bem empolgadas. Isso é bem relevante, já que dessa forma elas conseguem absorver e replicar a importância disso tudo com mais facilidade”, destaca Ylquias Nascimento, integrante da equipe técnica da Semam e participante do mutirão.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que busca promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.