Blog do RibinhaGeral

Dinair vence a eleição de Timon e é nova prefeita da cidade

A eleição foi disputada voto a voto e a diferença entre a candidata dos Leitoas e Schnneyder ficou: 375 votos

A candidata do prefeito Luciano Leitoa, de Timon venceu as eleições e, Dinair Veloso é a nova prefeita da cidade. Antes mesmo do resultado oficial ser divulgado, por conta do atraso na apuração pelo Tribunal Superior Eleitoral devido uma pane no computador que fazia a contagem de votos em todo país, na sede do PDT de Timon, uma apuração paralela do partido aponta para a vitória da candidata, mas antes disso, alguns “admiradores do coronel”, grupo de apoio da candidatura do candidato do Republicanos chegou a soltar foguetes na cidade e comemorar sua vitória antecipadamente.

Dinair é resultado da teimosia política do prefeito Luciano Leitoa, que trabalhou firme para colocar seu nome como sua substituta, enquanto muito apontavam que o nome melhor para vencer as eleições seria o do deputado Rafael Leitoa (PDT), mas apesar da pouquíssima diferença de votos, Luciano Leitoa apostou na divisão da oposição e apostou todas suas fichas na ex-secretária de Educação, que torna-se a segunda mulher eleita para governar Timon.

Câmara tem renovação de mais de 60 por cento

O blogdoribinha em matéria divulgada aqui previu que as 21 cadeiras na Câmara de Timon teriam uma renovação de mais de 60 por cento (Reveja), o blog só contava com o resultado que tirou o mandato de vereadores como: o atual líder do governo José Carlos Assunção (PSB); Jair Mayner (PSB) e Tuá (MDB).

Dos atuais vereadores somente nove deles conseguiram renovar seus mandatos, o MDB não conseguiu coeficiente eleitoral e perde vaga na Câmara, enaquanto isso o PT, volta a ter uma cadeira na casa legislativa. A ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro 7 Estelas, Maria da Luz e que ganhara no ano passado a vaga de Conselheira Tutelar, foi eleita pela primeira vez vereadora de Timon. Ela representa o esteriotipo de que o partido sempre defendeu: negra, pobre e de luta pelas causas sociais.

Bancada feminina aumenta

Das duas vereadoras eleitas em 2016, este ano a Câmara ganha mais uma vaga e elegeu três mulheres: A esposa do vereador Anderson Pego, Aline Macedo, é uma das mulheres eleitas. A Professora Vanda e Maria da Luz formam a bancada do “baton” na casa.

Juventude é maior parte

Dos novos vereadores eleitos para assumir mandato, o nome do Pedro Augusto (PA), do PL é um dos mais comemorados, pois o jovem, na eleição de 2016 era uma das promessas no parlamento, mas não conseguiu a eleição naquele ano, que agora foi confirmada.

Ulysses Waquim também ocupará uma das cadeiras naquela casa, mas seu nome era dado como certo nesta eleição.

Suplentes retornam

Os suplentes, Helder Kaic e Thiago Carvalho retornam como titulares. Eles exerceram o mandato no ano passado e agora voltam com cadeira definitiva. Quem também está de volta à Câmara é o Neto Peças, na legislatura passada era era suplente, mas não chegou a exercer o o mandato.

 

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.