spot_img
spot_img

Eleição da Mesa: Anderson critica decisão de desembargador e Assunção diz: “vamos fiscalizar cada agulha que sair”

spot_img
Compartilhe:

A eleição da Mesa Diretora da Câmara segue com “ânimos políticos acirrados”, plagiando a decisão do desembargador Jaime de Araújo, que suspendeu o pleito, que continua sem data definida para ser realizada.

Críticas à decisão do desembargador são retirados de blog

Na sessão de hoje (29), mais uma vez, o tema foi recorrente. O líder da oposição criticou a decisão do desembargador de suspender o pleito e disse ter estranhado que seu discurso, em vídeo, originado pela Casa com críticas à decisão do desembargador, tenha ido parar num blog, em São Luis. Anderson Pego (PSDB) disse entranhar a divulgação do vídeo e entender que quando são requisitadas as imagens das sessões plenárias para alguns esclarecimentos sempre é negada.

O vereador disse que mesmo assim, o vídeo, que circulou no blog, em pouco tempo foi retirado, talvez à pedido de quem não queria expor uma decisão equivocada de suspender a eleição da Câmara de Timon.

“Vamos fiscalizar cada agulha que sair”, Assunção

O vereador José Carlos Assunção (PSB), líder do prefeito Luciano Leitoa na Câmara, que em julho chegou a comemorar a decisão do juiz local de realizar a eleição em outubro, hoje, em seu discurso, praticamente “jogou a toalha” do que se predestina dentro da supremacia do G-12. Segundo o líder, os oposicionistas não precisam se preocupar com essa questão da eleição, mesmo porque se eles ganharem a eleição da Mesa, ele será vigilante quanto a gestão da Mesa e afirmou que vai querer saber de até uma agulha que sair da Casa.

A pendenga, o imbróglio, a esquisitice política continua sem definição. À princípio, a eleição decidida em votação consensual dos 21 vereadores seria realizada em fevereiro deste ano. Naquela época, Juarez Morais (SD), era o candidato da base com maioria absoluta, restando a oposição somente sete votos e fora da disputa.

Mas um acordo feito na semana de eleição, imposto ao candidato a presidente Juarez Morais pelo prefeito Luciano Leitoa e tirando da Mesa a vereadora Cláudia Regina (PMB) e vereador Kaká do Frigosá, acabaram detonando um racha dentro da base e causando o rompimento de cinco vereadores, que decidiram formar um chapa com os sete da oposição e criar assim o G-12, com Helber Guimarães disputando o cargo de presidente. Por conta dessa manobra, descoberta pelos vereadores da base na véspera, a eleição não ocorreu como devia em fevereiro.

O caso se transformou em peça jurídica e devido um artigo do regimento interno da Casa, a data, mas prevista para ocorrer seria no mês de abril deste ano. Mas novamente, a eleição na ocorreu.

O G-12 então, entrou na Vara dos Feitos da Fazenda, em Timon, para que a eleição fosse realizada imediatamente, mas o juiz Welliton Carvalho, em junho deste ano ano, determinou que o pleito fosse realizado em 22 de outubro último, mas decisão do desembargador Jaime de Araújo do Tj-ma, acabou retardando a eleição por mais algum tempo, até agora sem data definida para ser realizada.

Lembrando que o vereador José Carlos Assunção foi ao autor de um requerimento em 22 de fevereiro deste ano em que ele afirmava que o projeto de lei que antecipou o pleito estava “eivado de vícios” e que, portanto não poderia ser realizado no dia seguinte. A partir desse requerimento acatado pela Mesa e suspendendo todo pleito foi que originou todo esse questionamento e imbróglio jurídico.

 

 

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Novidade: troque suas lâmpadas incandescentes por novas de LED nos postos E+ Reciclagem

Lançado em 2011, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial e agora conta com mais serviços para a comunidade A Equatorial...

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...

Dia dos Povos Indígenas: Equatorial alerta que 5.568 famílias poderiam economizar na conta com a Tarifa Social

Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e a Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber...