GeralTeresina

Firmino fala sobre desafios para melhorar qualidade de vida durante evento em SP

Firmino citou a melhoria da qualidade de vida como um dos grandes desafios dos dias atuais.

Os desafios para melhorar a qualidade de vida das pessoas foram destaque na fala do prefeito Firmino Filho durante o Workshop sobre Planejamento Urbano realizado nesta quinta-feira (19), em Campinas (SP).  No evento, foi lançado o guia “Como prefeitos e prefeitas podem construir cidades para pessoas”.

Firmino citou a melhoria da qualidade de vida como um dos grandes desafios dos dias atuais. “Este é um debate fundamental para as cidades brasileiras. Os historiadores do século XX diriam que as cidades médias e grandes sempre passaram por três crises: a sanitária, da mobilidade urbana e a crise da segurança pública. Mas, quando a gente chega no século XXI, uma nova crise começa a aparecer, que é a questão da qualidade de vida, e isso está muito ligado à sustentabilidade ambiental”,  observou.

O guia distribuído aos prefeitos mostra a importância dos espaços públicos para a melhoria da qualidade de vida. A publicação ressalta que uma vida urbana ativa promove saúde, cidades mais seguras, maior engajamento cívico, criação de oportunidades econômicas e mobilidade. Para uma melhor compreensão dos conceitos, o Guia mostra ainda estudos de casos de algumas cidades, como Nova Iorque, Denver, Pittsburgh, Copenhague, São Francisco e St Paul.

Em Teresina, a Prefeitura tem investido na construção e requalificação de novos e amplos espaços públicos. Exemplos mais recentes são locais como o Complexo Esportivo Parentão, na zona Sul; Parque da Cidadania; Parque Matias Matos, no Mocambinho; Parque Lagoas do Norte, na zona Norte, dentre outros.

O prefeito ressaltou ainda que a Comunitas, através das parcerias com as cidades, tem papel importante para que se lide com este desafio. “São parcerias normalmente famosas pelas suas iniciativas de transformar, através de ações pontuais, ações globais e mais generalizadas, a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Eu tenho certeza que através de parcerias como esta com a Comunitas  nós vamos ter muitas inovações interessantes espalhadas pelo Brasil todo”, disse Firmino Filho.

O evento é uma realização do Programa Juntos, da Comunitas, entidade da sociedade civil, em parceria com o Gehl Institute, escritório de arquitetura e urbanismo com sede em Copenhague, na Dinarmarca, e também em San Francisco e Nova Iorque. Fundado pelo arquiteto Jan Gehl, o instituto é especializado em projetos públicos com foco em pessoas.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.