Governadores do Pi, MA, BA e TO assinam protocolo criando rota turística

spot_img
Compartilhe:

prefeito-firmino-filho-governadores-flavio-dino-do-maranhao-wellington-dias-governador-do-piaui-luciano-leitoa-prefeito-de-timon-cidade-do-maranhao  Governadores do Piauí, MA, BA e TO assinam protocolo criando rota turística unindo o deserto do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e Nascentes do Rio Preto.

Os governadores José Wellington Barroso de Araújo Dias (Piauí), Marcelo de Carvalho Miranda (Tocantins), Flavio Dino de Castro Costa (Maranhão) e Rui Costa (Bahia), assinaram Protocolo de Intenções entre os quatro Estados para criar uma nova roto turística formada pelo Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, na Chapada das Mangabeiras, e as Nascentes do Rio Preto.

“O Protocolo de Intenções mostra a articulação de esforços, formação de parcerias e troca de informações por meio do estabelecimento de compromissos e ações conjuntas voltadas para a integração e promoção do desenvolvimento sustentável em toda a extensão geográfica que abrange o Parque Estadual do Jalapão, as Nascentes do Rio Parnaíba na Chapada das Mangabeiras e as Nascentes do Rio Preto”, falou o governador Wellington Dias.

O Protocolo de Intenções tem vigência até 31 de dezembro de 2018, podendo ser prorrogado ou alterado por acordo entre os quatro Estados, mediante termo aditivo.

O governador Flávio Dino (PC do B) declarou a nova rota turística segue uma rota turística que também integra Estados diferente, com a Rota das Emoções, formada pelo Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará), Delta do Parnaíba (Piauí e Maranhão) e Lençóis Maranhenses.

“A união de vários Estados permite investimentos compartilhados para atração de turistas para toda a rota”, afirmou Flávio Dino.

O governador Marcelo Miranda (PMDB) afirmou que o governador Wellington Dias passou férias no Parque Nacional do Jalapão e sempre teve a ideia de integrar o ponto turístico a outros destinos na região.

“Um pacote com mais atrações favorece as agências de turismo e as companhias aéreas”, falou Marcelo Miranda.

O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.

Ele foi criado em 12 de janeiro de 2001. Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas.

Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins.

Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba é um parque nacional brasileiro criado através de Decreto de 16 de julho de 2002.

Fica localizado na divisa dos Estados do Piauí, do Maranhão, da Bahia e do Tocantins. Tem o objetivo de assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, recreação e turismo ecológico. Possui uma área de 729.813,551 hectares.

É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Localizado no oeste do estado da Bahia, o rio Preto é o maior afluente do rio Grande, e faz parte da bacia hidrográfica do rio São Francisco. O rio recebe esse nome devido à suas águas turvas e profundas, que fazem a coloração de sua superfície ficar escura.

O rio Preto nasce nas fraldas do Espigão Mestre, e corre na direção oeste-leste, totalizando um percurso de 450 quilômetros. É navegável em 364 km de curso, tem profundidade média de 30 metros e largura máxima de 80 metros. Deságua no rio Grande próximo à Serra do Boqueirão, no município de Mansidão.

A bacia de drenagem do rio Preto tem uma área de 22.630 km², correspondente a 4,33% da superfície total da Bahia, ocupando assim quase toda a parte setentrional da bacia do rio Grande.

O curso do rio Preto é alimentado pelos deflúvios das cabeceiras ocidentais úmidas, recebendo como afluentes os rios Sapão, do Ouro e Pajeú, além dos riachos Timbó e Cana Brava.

O rio Preto atravessa os municípios baianos de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Mansidão, além dos povoados de São Marcelo, Peixe, Formigueiro e Pontal.

Ao longo de toda a bacia do rio Preto, é comum o surgimento de lagoas temporárias durante a estação das chuvas em regiões de terreno rebaixado.

Trinta e oito ilhas pontilham o rio Preto, todas com vegetação composta de ingazeiros, pés-de-murici e principalmente cajueiros.

Quanto às quedas d’água, existem a do Rio Preto, com altura de aproximadamente 5 metros; a do Rio do Ouro, no lugar Queda D’água, município de Formosa do Rio Preto, com 2 metros de altura; e a Cachoeira do Rio Riachão, com altura de aproximadamente 2 metros, situada também no município de Formosa do Rio Preto.

 

Edição: Veja Timon

Via: Meio Norte

Compartilhe:
Veja Timonhttps://www.vejatimon.com
O Veja Timon foi desenvolvido para suprir os timonenses com informações de um modo geral, onde a política não venha ser o foco central. Um site diversificado e imparcial, trabalhamos para levar um conteúdo de relevância para cidade. Veja Timon - Junto Com o Povo

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Morre “Flávio Jubileu” figura lendária de Timon

A deputada Socorro Waquim lamentou a morte de Flávio Jubileu. Após ter sido anunciada sua morte por várias vezes, realmente hoje, 27, foi anunciada e...

Em evento especial, Câmara de Timon debate sobre suicídio e violência contra a mulher

O evento foi organizado pela vereadora petista Da Luz do 7 Estrelas. Nesta terça-feira, 26, foi realizada na Câmara Municipal de Timon um evento para...

Adolescentes da Funac participarão de ação social na Casa do Idoso em Timon

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), participarão, nesta...