GeralTeresina

Horário ampliado permitiu mais de 500 mil atendimentos nas UBS de Teresina

Os dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) revelam que, mesmo diante da pandemia de Covid-19, a Atenção Básica em Saúde tem apresentado números crescentes de consultas médicas e de enfermagem.

A ampliação do horário de atendimento em 60 Unidades Básicas de Saúde em Teresina facilitou o acesso da população e, entre julho e outubro deste ano, foi realizado um total de 529.610 atendimentos. Os dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) revelam que, mesmo diante da pandemia de Covid-19, a Atenção Básica em Saúde tem apresentado números crescentes de consultas médicas e de enfermagem.

“Agora, funcionamos de 7h às 19h sem interrupções, com profissionais de plantão. Além disso, mantemos 27 UBS abertas aos sábados e domingo, sendo 22 gripais e mais cinco para demandas diversas da Estratégia Saúde da Família”, explica o diretor da Atenção Básica da FMS, Kledson Batista.

O diretor ressalta que esta nova configuração tem contribuído para não apenas vencer a pandemia como também manter a saúde da população por meio da prevenção e acompanhamento, que são os pilares da atenção básica em saúde. “Estamos facilitando o acesso da população que mais precisa ao SUS”, afirma.

Segundo dados da FMS, entre julho e outubro, foi realizado um total de 394.209 consultas em 68 UBS, o que dá uma média de aproximadamente 100 mil por mês. Além dos atendimentos médicos e de enfermagem, esses locais ofertam serviços de vacina, coleta de exame, curativo, entrega de medicamentos, entre outros. “As Equipes de Saúde da Família também continuam atendendo os diversos problemas de saúde da comunidade”, ressalta Kledson Batista.

Já as UBS gripais realizaram 135.401 atendimentos a pessoas com suspeita de Covid-19, o que resulta em uma média mensal de 33 mil consultas em 22 unidades. Nestes locais, o paciente com sintomas semelhantes aos da infecção pelo novo coronavírus passam pela consulta médico, fazem o teste da doença e posteriormente recebem o tratamento necessário de acordo com seu diagnóstico.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.