Blog do RibinhaGeral

Juarez Morais defende substituição de iluminação pública existente em Timon por lâmpadas de led

O vereador defendeu que a troca vai beneficiar em economia a gestão e a segurança da população

Juarez Morais: economia e segurança

O vereador Juarez Morais (SDD), aprovou hoje, 21, por unanimidade, indicação de sua autoria  que requer ao Poder Executivo Municipal, através do Departamento Municipal de Iluminação Pública-DEMIP, a necessidade de que seja implantadas lâmpadas de leds em toda iluminação pública do Município de Timon em substituição às todos às lâmpadas existentes como medida de economia para a gestão pública e mais segurança para a população de Timon.

Juarez Morais disse em sua justificativa à indicação que, “uma das pautas mais discutidas nesta Casa, ao longo destes últimos três anos, é referente ao Departamento de Iluminação Pública, prova essa que hoje, na ordem dia já existem três indicações dos vereadores referente a essa questão. Foram apresentados alguns dado científicos em relação à substituição dessas lâmpadas existentes por lâmpadas de leds, isso trazendo benefício em vários segmentos, em especial à segurança no nosso município. Temos dados que as lâmpadas de leds têm uma vida útil entre 12 e 16 anos, enquanto essas lâmpadas que existem aí estão em torno de 4 anos”, ressaltou.

“Hoje aqui no nosso município, temos aqui na Avenida Piauí, que foi implantada através do Demip, quando o vereador Vavá Schalcher fazia parte do departamento, era diretor, foram substituídas todas as lâmpadas por leds. Isso já tem cinco anos e até hoje no decorrer deste tempo nunca foram substituídas, prova essa que a vida útil é maior que a lâmpadas que estavam implantadas e ainda tem um fator mais favorável ao nosso município que o custeio. Uma lâmpada de led implantada nosso município se substituir todas às lâmpadas o nosso município arrecada hoje em torno de 700 mil mês com taxa de iluminação  pública e é  repassado para Cemar, através do pagamento de consumo da cidade quase 550 mil, se substituirmos todos as lâmpadas por led, vai ter uma economia de 60 por cento em cima do valor do custo. Isso podendo o Departamento  ter um investimento muito maior dentro da iluminação do município, pois se hoje tirarmos de 700 mil pagarmos 550 mil de energia, fica simplesmente 150 mil para manutenção, folha e custeio de todo o Departamento e isso está trazendo prejuízo pro nosso município na questão da iluminação, em especial da segurança. Porque o município não tem capacidade, através do Demip, pela arrecadação que tem, de custear tudo isso, pois o senhor vereador Vavá que foi diretor deste departamento tem um conhecimento mais amplo do que estou falando, então vejo, essa substituição como uma das soluções para resolver de forma definitiva o problema de iluminação pública do nosso município, trazendo segurança, trazendo uma visibilidade maior ainda, por isso é que defendo que seja substituídas todas as lâmpadas hoje por leds”, finalizou o vereador justificando seu pedido.

 

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.