GeralTeresina

Mercados públicos recebem sanitização duas vezes por semana

A ação é realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as SDUs e a Águas de Teresina

Desde abril, os mercados públicos da cidade estão passando por processos de sanitização com o objetivo prevenir o contágio do coronavírus (COVID-19). Cada mercado recebe a ação duas vezes por semana, seguindo os cronogramas de cada Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU).

A ação, realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em parceria com as SDUs e a Águas de Teresina, consiste na pulverização de solução de água com hipoclorido de sódio por meio de bombas costais. Além da sanitização, foram implantadas medidas de higiene e prevenção nos mercados, como forma de evitar a propagação do vírus.

Na zona Norte já foram feitas 60 sanitizações em dois meses. Estão sendo comtemplados os mercados São José (mercado central), São Joaquim, Mafuá e Buenos Aires. “Desde abril estamos realizando essa ação que tem protegido tanto os permissionários quanto os munícipes que precisam ir aos mercados fazer alguma compra de primeiras necessidades”, explica a engenheira da SDU Centro Norte, Araci Parente.

Ela ressalta ainda que o processo tem sido feito sempre duas vezes por semana, na terça e na sexta, no turno da tarde. “A orientação é para que todos permaneçam em casa, mas como os mercados precisam ficar abertos estamos fazendo a sanitização e orientando as pessoas quanto à higienização”, acrescenta.

Na zona Leste, os mercados do Peixe e do Satélite também recebem os cuidados de sanitização. No Mercado do Peixe, localizado na Avenida dos Expedicionários, bairro São João, a operação é realizada nos dias de quarta-feira e sábado. Desde abril já foram feitas aproximadamente 20 sanitizações para manter o ambiente limpo, evitando a proliferação do vírus.

Já o Mercado do Satélite começou a receber as ações de sanitização no mês de maio. O mercado foi recentemente inaugurado e também é contemplado com as satinizações nos dias de quarta-feira e sábado.

Na zona Sudeste, a SDU segue um cronograma para a sanitização dos mercados do Dirceu I, do Dirceu II e do Renascença. A ação já foi realizada 18 vezes, sendo executada nas terças e sextas-feiras.

Os mercados da Vermelha, da Piçarra e do Parque Piauí, todos na zona Sul, recebem as equipes de sanitização também duas vezes por semana, no turno da manhã.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.