Não deixe que sua decoração apague a luz e o brilho do seu Natal

spot_img
Compartilhe:

Equatorial Maranhão orienta sobre decoração natalina com segurança e economia


Quando chega o mês de novembro, muitas famílias já começam a se organizar para entrar no clima das festividades de Natal, e iniciar a decoração natalina com muitos elementos que remetam ao período mais iluminado e esperado do ano. A saga começa na escolha dos itens de decoração para suas casas e empresas, e é neste momento que se deve estar atento para não cair em armadilhas que podem pesar no bolso e também comprometer a segurança.

Nesse sentido, a Equatorial Maranhão traz informações de utilidade pública que podem auxiliar o consumidor na hora de fazer sua decoração. Segundo o Técnico de Segurança da distribuidora de energia, Carlos Prazeres, o cuidado com a decoração de Natal já deve começar no momento da compra. “É essencial que os produtos luminosos sejam de boa procedência e tenham o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ”, destacou Carlos. “Investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, é a melhor opção de decoração, além de mais bonitas são bem mais econômicas, eficientes, duráveis e ecológicas. Alguns cuidados podem ser tomados para evitar sobrecarga nas instalações elétricas internas das residências, um deles é jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin, o famoso “T”, o ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor) ”, complementa.

Para evitar acidentes, é importante, ainda, montar a árvore de natal distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito e sempre que for se ausentar de casa a orientação é retirar os itens decorativos da tomada.

Deve-se tomar o máximo de cuidado com a ornamentação de áreas externas, já que nesse período o estado está vulnerável às chuvas e fortes ventos, o que agrava os riscos de acidentes, como choques, curtos-circuitos e até incêndios, além do perigo de quedas. A Equatorial Maranhão orienta a não decorar lugares próximos à rede elétrica, para evitar que encostem nos cabos de tensão, e nunca use os postes da rede elétrica para ornamentação ou para servir de apoio.

Deixar sua decoração natalina segura é importante para que as crianças e adultos possam aproveitar ao máximo essa época sem acidentes com eletricidade. Seguindo essas orientações, você estará protegendo a sua casa e a sua família. Depois é só curtir as festas de fim de ano com segurança.

Em situações de risco com energia é importante ligar para o Corpo de Bombeiros (190) para buscar socorro, e para a Central de Atendimento (116) da Equatorial Maranhão em situações que envolvam a rede de distribuição de energia elétrica.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão*

Compartilhe:

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Cego em tiroteio: Weverton Rocha grava vídeo ao lado de Queiroga e inspirado na imagem de Bolsonaro

Preterido por Flávio Dino na eleição estadual, o senador Weverton gravou um vídeo com Marcelo Queiroga e com um quadro de Bolsonaro ao fundo O...

Câmara entrega título de cidadania ao empresário Ilson Mateus em cerimônia bastante prestigiada

A homenagem ao empresário foi proposta pelo vereador Uilma Resende, presidente da Casa, e foi aprovada por unanimidade por todos os parlamentares. Na noite da...

Socorro Waquim pontua trabalho de suas gestões nos empreendimentos que se instalam em Timon

Signatária do projeto de lei aprovado em 2019, que concedeu Titulo de Cidadão Timonense ao bilionário Ilson Mateus, dono do conglomerado de lojas Grupo...