GeralTeresina

PMT disponibiliza testagem para a Covid-19 para taxistas em dois pontos da cidade

A ação, feita mediante agendamento pela Fundação Municipal de Saúde (FMS)

A Prefeitura de Teresina iniciou hoje (01) a testagem de cerca de 2 mil taxistas cadastrados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). A ação, feita mediante agendamento pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), está sendo realizada em dois locais: nos estacionamentos do Teresina Shopping e do Shopping Rio Poty.

Como informa Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS, a ação obedece ao decreto que visa identificar precocemente a incidência de casos do novo Coronavírus nos trabalhadores. “Com a testagem, poderemos identificar entre todos os taxistas que estão circulando os positivos assintomáticos, que poderiam transmitir durante suas corridas de trabalho”, disse o diretor, acrescentando que em breve a ação será estendida ao mototaxistas e motoristas de aplicativo.

O agendamento pode ser feito pelo site http://www.testerapido.fms.pmt.pi.gov.br/. A enfermeira Linay Cardoso está na equipe do shopping Rio Poty e deu detalhes sobre a organização do serviço: “Recebemos os taxistas nos horários pré-estabelecidos, de três em três, para evitar aglomerações. Eles realizam a testagem e, em até 48 horas, o resultado ficará disponível no site”, informa. “Se for positivo, ele será acompanhado pela equipe da FMS e pode procurar a UBS mais próxima para receber seu atestado; se for negativo, o site vai disponibilizar o laudo de que ele não tem a Covid-19”, esclarece a enfermeira.

Um dos taxistas que fez a testagem hoje (01) foi Antônio de Pádua Moura, que já estava na expectativa da iniciativa. “Na minha família não tem casos, mas quinta passada um amigo meu faleceu de Covid-19, a esposa dele está internada com Covid e os filhos estão assintomáticos. Por isso, eu me sinto inseguro, ainda mais porque nas corridas entramos em contato com muita gente”, lamentou o motorista.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, a medida faz parte da estratégia do município para monitorar o comportamento do vírus na cidade, dando mais segurança tanto aos trabalhadores quanto à população usuária dos serviços.

“Nossa meta é ampliar a testagem em Teresina para monitorar o avanço da Covid-19 e adotar as medidas necessárias de monitoramento. A Prefeitura já está testando todos os seus servidores, já temos o decreto determinando que o setor privado também faça testagem nos seus colaboradores e vamos fazer o possível para testar também os profissionais autônomos e informais. Estamos iniciando agora com os taxistas porque é uma categoria que circula muito pela cidade”, comentou o prefeito.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.