Blog do RibinhaGeral

Posse de Socorro Waquim muda cenário político do MDB na Assembléia do Maranhão

Com a entrada da ex-prefeita, o partido ganha bloco político de forte poder de negociação na Casa

A posse da Professora Socorro Waquim como deputada estadual do Maranhão tornou-se um dos fatos históricos mais importantes para a vida pública da líder política timonense, mas, o mais importante e dentro do contexto político atual é que ao assumir o cargo eletivo, a emedebista Socorro muda completamente o cenário político dentro da Assembléia Legislativa do Maranhão com a formação de um bloco de três deputados do partido que começa a discutir um novo projeto político com nuances de uma formação dentro do Estado com vistas às disputas em 2022.

Esse projeto político do MDB no Maranhão tem consistência e caminha paralelamente às posições políticas do deputado federal Baleia Rossi (MDB), presidente do partido em nível nacional e que disputa a presidência da Câmara dos Deputados formando alianças políticas com reflexo nos Estados e no cenário para 2022. Socorro e Baleia Rossi nutrem não só uma aliança como partidários, mas uma amizade profícua.

Uma possível aliança do MDB, por exemplo, com o PCdoB, em nível nacional com reflexo no Estado do Maranhão, tiraria o bloco do partido da oposição para uma aliança com partido do governador Flávio Dino, mas isso ainda é extemporâneo  afirmar se o partido entraria no governo ou não, pois ao que se sabe nos bastidores tem a informação de que o governador está prestes a deixar o comunismo para ingressar no socialismo com conversas bem adiantadas com a cúpula do PSB em Recife.

Se em níveis estadual e nacional o partido nesses dois cenários começa a causar rebuliço em seus adversários, em Timon, onde a Professora Socorro tem base, grupo e liderança, os efeitos de sua posse têm causado um alvoroço e preocupação com a força que seu mandato como deputado significa para os Timonenses.

Socorro deixou claro em seu discurso de posse que não terá problemas em discutir os projetos do governo estadual em favor dos maranhenses do mesmo modo de como poderá reagir quando esses projetos forem contrários aos anseios de classes, categorias e do povo, principalmente, e isso para um bom entendedor quer dizer que  acordos e um compromissos dela, deputada, com o governo, dependem do comportamento governamental.

Enquanto Socorro Waquim se articula com força política dentro de todos os cenários possíveis no Maranhão e no Brasil com o MDB, seus adversários se precipitam adiantando-se  na manutenção, permanência ou conquistas dos cargos do governo estadual em Timon, mas essa questão dos cargos tem que passar necessariamente pelas mãos, agora também, da hábil política timonense.

Ao contrário do que todos pensam, Socorro Waquim tem pressa em resolver as questões políticas, afinal ela terá menos tempo do que quem já estava no mandato, mas está em melhor situação de quem não tem mandato nenhum e foi com suas decisões acertadas de saber ceder e avançar na política que ela chegou até aqui onde está hoje.

Mas a pressa da Professora está intrisicame te ligada as questões de prazos, mas sua habilidade permite conversas demoradas numa costura ponto a ponto na consolidação de projeto futuro para o Maranhão e Timon.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.