GeralTeresina

Prefeito busca investimentos em Brasília para implantação do espaço Inthegra Mulher

Representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) estiveram em Brasília acompanhando o prefeito de Teresina,


Representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) estiveram em Brasília acompanhando o prefeito de Teres

ina, Firmino Filho, em reunião com membros da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres (SNPM) em busca de financiamento para a implantação do espaço Inthegra Mulher.

Na oportunidade, a secretária executiva de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Helena, realizou a apresentação de experiências exitosas de ações e projetos desenvolvidos pelo município de Teresina em prol das mulheres, bem como, articulou possíveis parcerias com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“Estivemos apresentando inicialmente o organismo de políticas públicas para mulheres do município de Teresina, desde o início da gestão, em 2013, quando ainda era coordenadoria, e o processo de transformação em secretaria, frisando o impacto que isso gerou em nossa capital com todas as ações e programas que são desenvolvidos. Dentre várias ações, os destaques foram, o Centro de Referência Esperança Garcia, o Amor de Tia e Lei Maria da Penha em Cordel nas Escolas, que foi reconhecido como ação parâmetro para todo Brasil”, explicou a Maria Helena.

Ainda, segundo a Maria Helena, o momento serviu também para a busca de financiamentos para as ações no município. “Estivemos buscando financiamento para o aprimoramento das ações já desenvolvidas, e também para implantarmos o espaço Inthegra Mulher, que vem com a proposta de reunir em um único lugar os diversos serviços de atendimento à mulher. Na oportunidade, articulamos ainda uma possível presença da Secretária Nacional da Mulher, Cristiane Britto, no mês de novembro em nossa capital”, finalizou.

O QUE É A SMPM?

Criada em 1º de dezembro de 2011, através da Lei complementar 4.197, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) surgiu da necessidade e da reivindicação dos movimentos de mulheres organizadas, a fim de se constituir um canal de articulação e fortalecimento do atendimento e garantia dos direitos da mulher em Teresina.

Em 2017, passou a funcionar como Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). A mudança foi resultado do trabalho desenvolvido para reforçar e garantir os direitos e políticas públicas para mulheres no município de Teresina.

Através da Rede de atendimento institucional, movimento de mulheres e do controle social, a Secretaria soma esforços para atender as mulheres de Teresina, respeitando diferenças ideológicas, religiosas éticas e sociais.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.