spot_img
spot_img

Projeto Alfabetiza Teresina ganha 3º lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis 2019

spot_img
Compartilhe:

Destacando administrações municipais que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, o Prêmio Cidades Sustentáveis divulgou os vencedores da edição 2019, que mostra Teresina em 3º lugar. A conquista foi com o Projeto Alfabetiza Teresina, uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semec) com as escolas da Prefeitura que possuem turmas em ciclo de alfabetização.

O prêmio só reconhece boas práticas com resultados concretos e mensuráveis. O objetivo é compartilhar esses exemplos por todo o país, para inspirar e buscar resultados cada vez melhores em todas as áreas da administração. Teresina se destacou no tema “Acesso à serviços”, categoria cidades grandes.

A iniciativa é também no sentido de buscar alternativas que apresentem melhora integrada dos indicadores, visando a redução das desigualdades. “Para conquistar o terceiro lugar, apresentamos uma série de relatórios que comprovam na prática a eficácia do projeto. Vem dando tão certo em Teresina, que faz mesmo todo o sentido ser exemplo nacional de boa prática”, declara a coordenadora de Alfabetização da Semec, Carmem Portela.

Criado em 2018, o Alfabetiza surgiu para fortalecer as ações de leitura e escrita desenvolvidas nas unidades de ensino do município. As equipes gestoras e a Semec passaram a planejar, monitorar e avaliar melhor a rotina dos alunos em processo de alfabetização para acompanhar o ritmo de cada criança.

A meta do secretário municipal de Educação Kleber Montezuma é alfabetizar todos os alunos ao final do 1º ano do ensino fundamental. Com um esforço coletivo e ações direcionadas pelo Alfabetiza Teresina, no ano passado, mais de 80% das crianças concluíram o 1º ano com habilidades consolidadas de leitura e escrita. “Estamos trabalhando pelo 100% esse ano, nenhuma criança fica para trás”, afirma Montezuma.

A terceira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu 114 inscrições de boas práticas desenvolvidas em 61 municípios, distribuídos por 15 Estados de todo o Brasil. A promoção é do Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa contou com apoio do CITinova, Fundação Ford e Instituto Arapyaú.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Equatorial Maranhão entrega certificados de conclusão do curso de Maquiagem Profissional em Colinas

A iniciativa faz parte do projeto E+ profissional em parceria com o Instituto Embeleze Na última sexta-feira (22) a Equatorial Maranhão em parceria com o...

Tuberculose é curável, mas número de casos notificados ainda preocupa

No país, aproximadamente 70 mil casos novos são notificados e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes por causa da doença Por Juliana Castelo A tuberculose é...

Além da semana santa: benefícios dos peixes para a saúde

Por Juliana Castelo Aos 78 anos, a aposentada Teodora Lima não abre mão de ter peixe no prato em alguns dias da semana. “Desde pequena,...