GeralTeresina

Teresina não registra mortes por Covid-19 na última quinta (26)

No total, a capital já somou desde o início da pandemia 42.032 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 1.156 óbitos.

Teresina não registrou mortes por Covid-19 na última quinta-feira (26). Os dados são do painel epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que também notificou 226 novos casos da doença. No total, a capital já somou desde o início da pandemia 42.032 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 1.156 óbitos.

Este é o terceiro dia sem mortes pela doença em menos de uma semana. Os dados acompanham a tendência de queda no número de óbitos em Teresina, que tem acontecido desde o pico da doença, em julho. Segundo dados do último boletim da FMS, a cidade está atualmente com média móvel de 1,0 óbito, registrado na semana epidemiológica 47.

A Fundação Municipal de Saúde monitora diariamente os dados relacionados à pandemia através do Painel Covid-19, que vem aprimorando as estratégias de rastreio de casos.

“Estamos muito mais preparados em relação a exames. Na Atenção Básica temos à disposição o teste RT-PCR, que é o mais eficiente na detecção do novo coronavírus. À medida que melhoramos a detecção vamos encontrando mais casos, mas podemos ver que isso não se reflete nas taxas de internações em enfermarias e UTIs e nem nos óbitos”, afirma Walfrido Salmito, infectologista do Centro de Operações em Emergência da FMS (COE).

Apesar disso, o médico adverte que a população deve continuar mantendo todos os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos. “Não podemos descuidar. O vírus ainda está circulando e é necessário nos mantermos vigilantes para evitar uma segunda onda de casos”, explica Salmito.

Ele alerta que é grande a quantidade de pessoas com o vírus que não apresentam sintomas. “Ainda que a pessoa esteja assintomática, ela está infectada e é transmissora do vírus. Por esse motivo, é preciso considerar que todos estão infectados e adotar as medidas de prevenção”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.