Blog do RibinhaGeralTimon

Timon registra três dias sem óbitos por Covid-19 e queda na taxa de transmissibilidade

Secretário Marcos Vinicius esclarece que mesmo com números positivos, ainda é essencial manter o cuidado e a permanência das medidas sanitárias

Os dados da Covid-19 em Timon nesta 18ª semana epidemiológica são animadores. Os registros do relatório técnico da Secretaria Municipal de Saúde mostram uma queda no índice de transmissibilidade da doença nas três últimas semanas. Outra boa notícia é que os boletins epidemiológicos, nos últimos três dias, não registram nenhum óbito.

O R.O (taxa de transmissibilidade) na 16ª semana se apresentava em 0,97, na 17ª semana caiu para 0,93 e os dados atualizados nesta terça-feira (11) registram que a taxa caiu para 0,76 nesta 18ª semana. Assim, quando esse número é menor ou igual a 1,0, espera-se queda progressiva no número de casos. O Ministério da Saúde recomenda que esse número seja igual ou menor que 1.

“Três importantes fatores se mantém de forma decrescente há algumas semanas. Todos os dados são avaliados de maneira conjunta: a queda nos atendimentos das síndromes gripais, no número de casos confirmados e no número de óbitos nos dá um direcionamento e otimismo para uma tendência à estabilidade e reflexo das decisões técnicas tomadas na reorganização e ampliação da Rede de Atendimento referenciada para atender casos da doença, além do avanço na vacinação contra Covid-19 e também da Gripe, que seguem paralelamente”, explica Marcus Vinícius Cabral, secretário municipal de saúde (foto).

Marcus Vinícius Cabral ainda acrescenta que, mesmo com números positivos, ainda é essencial manter o cuidado e a permanência das medidas sanitárias que devem ser adotadas pela população como: uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e evitar aglomerações.

Timon, através dos decretos municipais, adotou durante toda a pandemia medidas restritivas. “Os novos indicadores epidemiológicos refletem as medidas que o município vem adotando e o apoio fundamental da população, que tem respeitado os protocolos sanitários. É preciso, no entanto, nos manter vigilantes para que continuemos a vencer esse vírus”, afirma Saney Sampaio, secretário municipal de Governo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.