GeralTeresina

UFPI instala Projeto Mini-Franquias Sociais na Cadeia Produtiva de Coco Babaçu na Fazenda da Paz

A franquia, ainda um projeto piloto, foi nomeada de Babcool, e já foi instalada na fazenda.

UFPI realiza projeto de aproveitamento do coco babaçu em parceria com a Fazenda da Paz

A promoção de emprego e renda se faz cada vez mais necessária nos dias atuais, principalmente de forma adequada às realidades existentes na sociedade. Pensando nisso, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Fazenda da Paz, idealizou o Projeto Mini Franquias Sociais, voltado para a Cadeia Produtiva de Coco Babaçu, na cidade de Teresina (PI). A franquia, ainda um projeto piloto, foi nomeada de Babcool, e já foi instalada na fazenda.

Produtos derivados do coco babaçu

A iniciativa tem por objetivo desenvolver a economia solidária de unidades familiares rurais que trabalham com o aproveitamento do coco babaçu no Piauí, visando a sustentabilidade ambiental da atividade. Para isso, o projeto conta com o desenvolvimento e disposição de maquinário que facilite o processo de quebra e extrativismo do fruto. A proposta ainda mantém a autogestão do trabalho, de modo que as pessoas possam exercer sua cidadania, com respeito às suas tradições e ao meio ambiente.

Os professores do Curso de Engenharia de Produção da UFPI, integrantes da equipe de planejamento do projeto, Prof. Dr. Tarso Caselli, Prof. Dr. Francisco de Assis e Prof. Dr. Francisco Pinheiro, ainda estabeleceram uma relação de troca entre a mini franquia e a Graduação e Mestrado do curso. Continue lendo sobre esse assunto…

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.