Blog do RibinhaGeral

Base leitoísta está fora das comissões na Câmara. Mas não foi por falta de entendimento, diz líder da oposição

A oposição elegeu todos os membros da oposição nas comissões

Líder da oposição garantiu entendimento até no plenário.

A base do governo Luciano Leitoa, de Timon, na Câmara, não está representada em nenhuma das comissões permanentes da Casa. Hoje,04, os vereadores elegerem todas as comissões e o corregedor, mas a base do governo, no momento da votação, se retirou do plenário. Permaneceram apenas, representando o governo, o vereador Francisco Torres (MDB), Juarez Morais (SD) e o líder José Carlos Assunção (PDB), que vez por outra, sentava no plenário, mas todos se abstiveram da votação. Juarez ainda votou à fovor da composição da comissão de saúde, mas nas votações restantes se absteve ao voto.

De acordo com o líder da oposição Henrique Junior (PMN), não foi por falta de conversa, acordo, comprometimento e entendimento da oposição que os vereadores governistas ficaram de fora das comissões. Tivemos conversa com a liderança do governo e ofertamos a ele, José Carlos Assunção, nossas  propostas para composições das comissões, dedicando a eles inúmeras participações em vices-presidências das comissões e indicação no conselho de ética, muito diferente de quando eles tinham a maioria, no primeiro biênio da atual legislatura onde, à oposição, coube apenas uma indicação, e ainda por acordos de forma pessoais, disse Henrique Junior.

“Quando eles tinham a maioria absoluta de 14 vereadores, em 2017, a oposição foi atropelada, passaram um trator em cima da gente, sem direito a qualquer tipo de acordo. Hoje os papéis se inverteram, a oposição tem a maioria, mas apesar disso, num gesto democrático, convidou os governistas para participar das comissões da casa. O fato mais lamentável é o de que na sessão de hoje, a base governista, não contava com mais um de seus vereadores, o vereador Coca do Matapasto (SD), não compareceu à eleição das comissões e isso fragilizou a base ainda mais, avalia o vereador líder da oposição Henrique Junior.

De acordo com as conversas de bastidores, os vereadores do governo ainda poderão participar das comissões.  Para isso, basta que os membros renunciam e o presidente da Casa, Helber Guimarães, possa, em comum acordo, nomear governistas para a vaga.

 

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.