spot_img
spot_img

Denúncia de favorecimento na eleição do Conselho Tutelar de Timon poderá cassar candidatas eleitas e até anular pleito

spot_img
Compartilhe:
Candidatos não eleitos e conselheiros eleitos com o promotor de Justiça Eduardo Borges: formalização da denúncia.

Uso de transporte no dia eleição, de banco de dados de partido político e interferência do Sindicato dos Trabalhadores em favor da candidata Lizete Assunção, filha do presidente da instituição, Irmão Mundico estão entre as denúncias apresentadas por candidatos eleitos e não eleitos ao cargo de Conselho Tutelar de Timon ao promotor Eduardo Borges, da Promotoria da Infância e Adolescência como supostas irregularidades ocorridas durante o pleito do último domingo, 6, na eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares de Timon e podem levar à anulação do pleito ou cassação dos candidatos citados na denúncia.

A denúncia foi formalizada pelas candidatos Charlene Leite (Eleita), Valéria de Sousa (Eleita), Ricsandra Furtado (Reeleita), Antonio Gomes, Cláudio dos Santos, Carmém Lucia, Milla Rayane, Rosane Vasconcelos, Simone Sampaio e Elenilde de Sousa (não eleitos).

A princípio, o blogdoribinha teve acesso à ata de uma reunião dos candidatos com o promotor Eduardo Borges e a documento enviado pelo presidente da comissão onde ele torna formaliza ajuda do sindicato no transporte de eleitores, mas também o blog teve acesso aos áudios de uma reunião realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Timon, onde vários presidentes de associações ligadas ao sindicato hipotecaram o apoio à candidata apoiada pelo sindicato, inclusive falando em transporte de eleitor no dia da eleição.

De acordo com a denúncia, essa articulação sobre transporte de eleitor foi articulada em reunião no dia 06 de setembro de 2019, um mês antes da eleição, e, no dia 4 de outubro, o presidente da Comissão Especial Eleitoral do CMDC/Timon, Iranilson Araújo Martins, apresentou em ofício encaminhado ao promotor Eduardo Borges informando “que o senhor Raimundo Nazário Assunção Filho, presidente do Sindicato, formalizou que o sindicato conseguiu articular junto aos empresários de linha de ônibus para a zona rural do nosso município, a concessão dos ônibus para ficar à disposição do CMDCA para que possa ser feito o transporte de qualquer cidadão timonense que tenha interesse em comparecer em uma seção de votação no dia 06.10.2019”, diz o documento.

Candidatos eleitos e não eleitos ouvidos pelo blog, disseram que, na  verdade, e de acordo com os áudios que o  blogdoribinha teve acesso, a articulação de transportar eleitor e supostamente favorecer a candidata filha do presidente do sindicato havia sido tomada em reunião no dia 06 de setembro e oficializada no dia 4 de outubro, praticamente na véspera da eleição privilegiando a candidato da entidade e prejudicando os demais candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar de Timon.

Além da filha do presidente do sindicato eleita em segundo lugar na disputa, outra candidata citada é a Maria Da Luz, a primeira colocada na eleição do último dia 6. Segundo a denúncia apresentada ao Ministério Público, ela teria se aproveitado da entidade que preside para se favorecer no processo eleitoral.

O blogdoribinha entrou em contato com o presidente da Comissão Eleitoral Iranilson Araújo em busca de esclarecimentos sobre a denúncia apresentada pelos candidatos para que ele se pronunciasse, mas ele afirmou que estava sabendo da denúncia pelo blog e que iria se reunir com a comissão para depois se posicionar.

Ouçam parte de um dos áudios conseguidos pelo blogdoribinha: (Clique aqui).

Também enviamos o teor da denúncia à candidata eleita Maria de Luz e até o final desta edição ela não havia se pronunciado.

Não conseguimos contato com a candidata e conselheira eleita Lizete Assunção.

Ouça os áudios da reunião no sindicato onde foi articulado o apoio da entidade à candidata. Nessa reunião, além da candidata, filha do presidente do Sindicato, também falam Rafael Almeida do PT, Vereador Coca do Matapasto (SDD), além de outros integrantes do PT e associações de moradores da zona rural de Timon ligadas ao sindicato dos Trabalhadores Rurais presidido pelo pai da candidata Lizete Assunção.

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Novidade: troque suas lâmpadas incandescentes por novas de LED nos postos E+ Reciclagem

Lançado em 2011, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial e agora conta com mais serviços para a comunidade A Equatorial...

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...

Dia dos Povos Indígenas: Equatorial alerta que 5.568 famílias poderiam economizar na conta com a Tarifa Social

Dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas e a Equatorial Maranhão alerta que 5.568 famílias indígenas estão deixando de receber...