Blog do RibinhaTimon

Esquenta a disputa pelos cargos de conselheiros tutelares em Timon

Com salário de 2 mil reais, a disputa é voto a voto

Candidatos às 20 vagas – 10 titulares e 10 suplentes divididos entre os Conselhos Tutelares 1 e 2, em Timon, estão travando uma disputa eleitoral intensa nas redes sociais e até em espacos fisicos com reuniões e debates para garantir votos no dia da eleição que ocorrerá no dia 06/10, das 8h às 17h.

O salário de um Conselheiro Tutelar de Timon é aproximado de 2 mil reais e mais de 50 candidatos disputam a eleição.

Tem direito a voto o eleitor que participa das eleições organizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, portanto, de acordo com dados da última eleição, em 2018, mais de 90 mil estão aptos. Para votar no pleito basta apresentar o título de eleitor e escolher o candidato.

Os dois conselhos abrangem o Parque Alvorada e o centro da cidade e adjacências. O cargo tem mandato de 4 anos e os atuais conselherios podem candidatar-se a reeleição. Cada conselho é composto por 05 membros titulares e cinco suplentes.

O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. O exercício efetivo da função de conselheiro constitui serviço público relevante e quem o pratica deve ser pessoa idônea, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para chegar ao processo de seleção e participar da eleição, os candidatos passaram por várias etapas com apresentação de documentos e provas teóricas com o poder de eliminação.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.