Blog do RibinhaGeral

OAB-PI promove curso para elevar a importância da participação das mulheres na política

O evento aconteceu no Auditório da instituição “Ministro Reis Veloso”

Marcando a história da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, foi realizado na noite da última sexta-feira (31), a abertura do I Curso de Campanha Eleitoral para Mulheres – Eleições 2020. O evento aconteceu no Auditório da instituição “Ministro Reis Veloso” e teve como palestra de abertura “Mulheres e participação Política”, ministrada pela assistente de Programas da ONU Mulheres no Brasil, Juliana Maia.

O evento seguiu no sábado (01), e contou com a parceria do Observatório de Candidaturas Femininas e visa lançar um olhar sobre a atuação feminina na política, bem como debater conquistas a serem alcançadas e promover a formação das candidatas.

Em sua participação, Juliana Maia, reforçou a importância do protagonismo feminino na política. “Viemos aqui para discutir o protagonismo das mulheres na política. Esse é um espaço que precisa ser cada vez mais ocupado pelas mulheres que tem muito a contribuir com as mudanças substantivas, na forma de legislar, com a forma de fazer política. Então, esse evento é muito importante justamente por trazer essas mulheres para o centro da discussão. Quando a gente discute Democracia temos que falar da participação da mulher na política, principalmente discutir a Democracia paritária”, disse a representante da ONU Mulheres, Juliana Maia.

Durante a solenidade de abertura, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, parabenizou a organização do evento e ressaltou o valor da iniciativa para a realidade atual da política do país. “Precisamos debater e fomentar a participação das mulheres na política. A OAB, como entidade que zela pela igualdade de gênero, estará sempre à disposição para firmar parcerias e promover eventos que disseminem informações sobre a necessidade da presença feminina em lugares de destaque”, declarou o Presidente Celso Barros Neto.

Segundo a idealizadora do Projeto, Valéria Paes Landim, “é uma felicidade muito grande, estou extremamente realizada, me sinto com uma missão cumprida, principalmente, pelo apoio concedido pela OAB Piauí. O Presidente Celso Barros Neto, e a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dalva Fernandes, desde o início foram solícitos e entenderam a necessidade de trabalhar o empoderamento feminino, a presença da mulher nos espaços de representação, nos espaços políticos”, ressaltou a idealizadora do Observatório de Candidaturas Femininas, Valéria Paes Landim.

Durante a solenidade de abertura, a Ouvidora-Geral e Conselheira Seccional da OAB Piauí, Élida Fabrícia Franklin, explanou que o Observatório nasceu da vontade política das mulheres de fazerem com que sua representatividade seja efetiva. “Estamos aqui para incentivar candidatas a definirem a sua atuação e se apoderarem dessa candidatura para que elas possam desempenhar um papel forte e responsável, fazendo uma campanha justa e que possam chegar com paridade nessa disputa”, reforçou.

A Presidente da Comissão de Direito da Mulher Advogada, Dalva Fernandes, explicou sobre o projeto. “O Projeto foi idealizado pela parceira Valéria Paes Landim e teve todo apoio do nosso Presidente, Celso Barros Neto, que logo abraçou esta ideia por ver a necessidade de empoderar as mulheres no sentido de ocupar os espaços de poder. Acreditamos que as mulheres podem e devem ocupar esses espaços, fazer política para as mulheres e para toda a sociedade”, explicou.

Durante todo o sábado (01), o I Curso de Campanha Eleitoral para Mulheres – Eleições 2020 abordará temáticas voltadas ao trabalho com a publicidade e propaganda, gestão de campanha, liderança, propaganda eleitoral, aspectos jurídicos e o empoderamento feminino em campanhas eleitorais.

Integraram também a mesa de honra a Conselheira Federal da OAB, Andreya Lorena; a Deputada Estadual Teresa Brito; a Vice-Presidente da AMAPI, Keyla Ranyere; e a representante do Governo do Estado, Zenaide Lustosa.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.