Blog do RibinhaGeral

Ramon Junior denuncia prejuízos para população com fechamento de UBS da Formosa

Secretário diz que atendimento dos moradores está sendo feito na UBS São Benedito que comporta até três equipes

Em vídeo postado nas redes sociais, o vereador Ramon Junior (PP) denuncia o fechamento da UBS do bairro Formosa e com isso, segundo o vereador, os moradores ficaram desamparados com o atendimento próximo às suas casas, como preceitua as instalações das Unidades Básicas de Saúde, financiadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo Ramon Junior, os moradores do bairro têm que percorrer quilômetros até a UBS mais próxima, que fica no bairro São Benedito. “O governo fechou a UBS da Formosa e enviou todo mundo para o bairro São Benedito. Pessoas idosas, crianças de colo, para irem caminhando daqui até ao bairro São Benedito e uma perda muita grande para um bairro antigo e populoso da cidade e que os moradores precisam de um atendimento de saúde próximo às suas casas”, disse o vereador.

O vereador disse que protocolou requerimento na Câmara para que a Secretaria de Saúde reabrisse o posto com urgência retornando o atendimento da população do bairro Formosa. Ainda segundo o vereador, em conversa com os moradores ele colheu a informação de que “a prefeitura deixou de honrar com aluguel desta casa e nós não podemos deixar que a população venha a ser prejudicada por conta da falta de pagamento de uma simples aluguel para poder funcionar uma unidade básica de saúde”, reclamou o vereador.

Tracejado em azul indica a distância entre os bairros/fonte googlemaps

Versão do secretário para fechamento de UBS

O blogdoribinha procurou o secretário de Saúde de Timon Márcio Sá para apurar a denúncia do vereador Ramon Junior e ele nos informou que o “prédio alugado, muito antigo sem condições de uso, não atende os requisitos da Vigilância em saúde, toda equipe de profissionais e equipamentos foram transferidos para UBS São Benedito que comporta até 3 equipes”, disse Márcio.

Segundo o secretário, a comunidade foi avisada, essa mudança de equipe está amparada nos critérios de distância pelo Ministério da Saúde, o maior problema seria esse imóvel ser alugado e principalmente não ter mais condições de funcionamento, totalmente insalubre, umidade, mofo, teto despencando e com mais 30 anos de utilização na Ubs do São Benedito que por portaria pode funcionar até 3 equipes, todos os pacientes estão sendo atendidos, reafirmou Márcio Sá.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.