Blog do RibinhaGeral

Repercussão de entrevista: internautas revelam insegurança nas escolas e baixo índice do ensino em Timon

São milhares de comentários que relatam ações de violência dentro das escolas administradas pela Prefeitura de Timon

Com mais de 100 mil acessos e visualizações somente na página do blogdoribinha no facebook, a entrevista com os pais do estudante JSS agredido dentro da Escola Urbano Martins, administrada pela Prefeitura de Timon, tem posição reveladora nos milhares de comentários dos internautas: A Educação de Timon tem graves problemas que eram varridos para debaixo do tapete, na verdade, muitas pessoas se posicionaram afirmando que, em quase todas às escolas municipais existem problemas, físico, de estrutura e de qualidade no ensino. A briga entre os dois alunos foi só o vetor revelador dessa situação ameaçadora do ensino em Timon.

São pais, ex-alunos, professores que, em seus comentários, revelam em poucas palavras ou em texto mais rebuscados o deplorável ensino público oferecido em Timon.

Muitas das mensagens também pedem orações para o estudante que permanece internado no HUT em estado grave. Outras são de solidariedade à família e a maioria reclamam da falta de providências da Secretaria de Educação afirmando que houve negligência da direção da escola pelo fato da família não ter sido informada sobre a agressão a seu filho.

A entrevista foi concedida ao titular do blogdoribinha no último dia 29 e publicada no portal https://www.vejatimon.com/e-grave-o-estado-de-saude-do-estudante-agredido-por-outro-aluno-dentro-de-escola-em-timon/ onde o blog está hospedado e com link na página do jornalista no facebook e replicada em inúmeros grupos nas redes sociais do facebook e do whatsapp. Como o jornalista não faz um acompanhamento de suas publicações é impossível dimensionar o alcance da postagem na rede mundial de computadores, mas acrescenta que de todas as reportagens já produzidas, a partir do advento e criação do blog, essa teve a maior destaque com milhares de compartilhamentos, curtidas e comentários. (Reveja).

Educação de Timon não atingiu as metas do IDEB

Educação de Timon foi reprovada pelo IDEB

Mas essa posição, da péssima qualidade do ensino público de Timon, já havia sido revelada através dos índices divulgado pelo Ideb,  (veja cache) onde o município, a partir da atual gestão, não atingiu a nenhuma das metas previstas para o ensino em Timon. Veja ao lado os comentários:

A verdade deve ser dita sempre, pois, senão, a mentira dita uma vez e replicada milhares de vezes vira verdade.

As escolas municipais de Timon não atingiram a meta que avalia o ensino público nas cidades estabelecidas pelo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Andou perto, é verdade, mas não atingiu a meta e muito menos as superou como prega a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação do município de Timon.

Metas do IDEB foram ignoradas pela gestão

Nas séries (4º e 5º ano) a meta projetada para 2013 era de para 4,4 e Timon teve nota de 4.2 e nas séries finais (8º ao 9º ano) a meta projetada foi de 3,7 e Timon obteve 3.6.

Em 2015, o município também não conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo IDEB e muito menos superá-las como quer que entenda a assessoria de comunicação da SEMED. Nas séries (4º e 5º), a meta projetada foi de 4.7 o município atingiu a nota de 4.5. Enquanto que nas séries (8º e 9ºano) a meta projetada para o ano foi de 4.0 e o município atingiu 3.9, portanto abaixo da meta estabelecida.

O município de Timon só conseguiu atingir as metas nos anos de 2007, 2008 e 2009, sendo que neste último ano as metas foram superadas, de lá para cá Timon não vem atingindo as metas e muito menos as superando.

Em 2009, por exemplo, a meta estabelecida era de 3.7 para as séries 4º e 5º ano, Timon teve nota de 3.9. No mesmo ano a meta para as séries 8º e 9º ano 3.0 e Timon superou a meta atingindo 3.2. Em 2007 o município conseguiu superar a meta projetada pelo IDEB, mas somente nas séries 4º e ano quando foi estabelecido o índice 3.4 e município superou atingindo a nota de 3.5.

Todas essas informações estão no site http://ideb.inep.gov.br/resultado/home.seam?cid=419455 e qualquer cidadão podem acessar seguindo as orientações de escolher o estado, o município e por último as séries para a pesquisa. (Texto escrito por este jornalista em 2016).

 

 

 

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.