Blog do RibinhaGeral

Socorro Waquim apoia recriação da Secretaria de Mulher e ampliação dos atendimentos do Caism

Durante o governo passado existiam órgãos de assistência à mulher e seus filhos

A ex-prefeita lembrou a criação do Caism, em 2006, no início de sua primeira gestão

Criadas em seu governo e extinta e precarizadas pela atual gestão municipal, a vereadora Socorro Waquim anunciou hoje, no Dia Internacional da Mulher, que vem apoiando projetos em trâmite na Câmara para a recriação da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher e ampliação dos atendimentos do Centro de Atenção e Assistência à Mulher, Caism, respectivamente, para que as mulheres tenham órgãos diretamente ligado ao gabinete do gestor na defesa de seus direitos e assistência, médica, psico e outros, sem que elas precisem passar a madrugada dormindo em filas para garantir o atendimento de suas enfermidades no outro dia com números limitados, disse. Socorro Waquim é indicada pelo seu partido como pré-candidata a prefeita e fez questões de lembrar ações empreendidas por sua gestão quando o partido comandava o município de 2005 a 2012.

A vereadora lamentou que hoje as mulheres, para conseguir atendimento limitado, tenham que dormir nas calçadas na madrugada anterior

Outra ação importante enumerada pela vereadora será, segundo ela, uma interligação, através de convênio com o Núcleo da Mulher na Subseção da OAB Timon para um acompanhamento de todos os casos que envolvam ações de violência doméstica, feminicídio ou outras praticadas contra a mulher timonense para que elas sejam amparadas por políticas públicas na defesa dos seus direitos no âmbito do município, afirmou Socorro Waquim.

A vereadora e pré-candidata lembrou que em seu governo foi criada a Assistência Judiciária que funcionava como uma Defensoria Municipal onde as mulheres e homens, casal ou não, resolvia seus conflitos antes de procurarem a Justiça para uma solução. Como a instituição deste órgão milhares do conflitos entre mulheres e homens foram intermediados e solucionados pacificamente sem precisar que eles recorressem à Justiça assoberbada de demandas desta e de outras naturezas e com uma longa demanda de tempo para uma solução de um simples conflito, que por não ter uma solução imediata, intermediada pela Defensoria Municipal à época o conflito acabava se prolongando e às vezes terminavam em uma tragédia no lar, isso nos evitamos, disse a pré-candidata Socorro Waquim.

Construção de creches para que as crianças possam deixar seus filhos

Socorro disse também que como ação de política para as mulheres ampliou, em seu governo, o número de creches construídas, de zero, em 2004, para seis creches em 2012 e com início de obras de mais 4 creches em conjuntos habitacionais entregues em seu governo. Construir uma creche é garantir que as mães podem ir para o trabalho tranquilas e deixar seus filhos num local apto e adequado para que eles tenham assistência educacional e possam ficar lá até retorno para sua casa. Isso nós fizemos, disse

Socorro Waquim disse que essa é homenagem que presta para as mulheres, que hoje, 8, comemoram seu dia, mas que por razões óbvias  e por falta de políticas, nesse sentido, foram relegadas. “Nós queremos voltar a ter uma gestão voltada para elas mulheres, para homens, crianças, jovens e adultos em todas às áreas da administração pública, afirmou.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.