Blog do RibinhaGeral

Vereadora apresenta relatório sobre demandas da Saúde de Timon a secretário e promotor

Vereadora apresentou relatório de demandas aos vereadores, promotor e secretário

A vereadora Cláudia Regina (PMB), após périplo em Brasília, na semana passada, reuniu-se ontem, 28, no Gabinete da Presidência da Câmara, para apresentar ao secretário de Saúde Márcio Sá e ao promotor Antonio Borges, um relatório sobre a situação de alguns projetos que tramitam no Ministério da Saúde e que poderão trazer enormes conquistas para a saúde de Timon. Cláudia é a relatora da comissão de saúde da Câmara.

De acordo com a vereadora, sua visita ao Ministério teve caráter informativo e de posse das informações iniciou uma busca, através de apoio logístico, para o desentrave de pendências junto ao Ministério.

Secretário falou sobre as conquistas disse que prazos e demandas estão sendo acompanhadas

Um dos assuntos tratados, segundo a vereadora, foi sobre a PGAS Teto da Saúde de Timon, que em resposta após a reunião foi detectado que o Maranhão precisa agir no tocante o aumento do valor.  A vereadora adiantou que no dia 15 de junho uma equipe da PGAS se encontrará em São Luís para um debate profundo no tocante à PGAS e com tudo isso Timon está sendo muito prejudicado.

“Em audiência com a coordenação da mulher no obtivemos as informações: Sobre a Rede Cegonha, que está parada desde 2012 com isso mais uma vez os esforços de todos precisa ser mais fortes no tocante ao Programada da Rede Cegonha, onde Caxias já contemplada”, informou.

“Ainda na Saúde da Criança fomos informados que tem um valo 420 mil para compra de duas UTIs neonatal e a pediátrica para o Hospital Alarico Pacheco.  Mas é preciso, segundo a vereadora que seja feito as reformulações conforme as portarias exigidas pelo MS”, destacou a vereadora.

Explanação foi acompanhada pelos vereadores

No tocante ao recurso para as crianças com Microcefalia, o MS está disponibilizando recurso para compra de kits para atender as crianças com a formação congênita, assinala a vereadora.

De acordo com a vereadora, também foi encaminhada a demanda de todos os equipamentos que o Caiam de Timon precisa para ao funcionamento, mas fui informada que eles podem ser adquiridos por emendas parlamentares, salientou.

Quanto à saúde da mulher, a vereadora afirma que a rede precisa ter mais atenção nas habitações, portarias, elaboração dos projetos e sobretudo a parte política junto ao governo federal.

Na oportunidade, a vereadora esclareceu que Timon nunca se habilitou a central do Samu. Com isso, está perdendo recurso para o aumento da frota. Ela acrescentou que segundo informações junto ao MS, o SAMU de Timon tem 06 propostas inacabadas  e por causa disso está perdendo recursos.

Ainda segundo a vereadora, no tocante à UPA de Timon, o gestor pode solicitar do Ministério com o urgência o aumento do custeio, com isso ganharia 5 médicos pela manhã e 4 a noite. Porém Timon já pode ter mais uma UPA e isso dependerá dos esforços e atitude dos gestores.

A vereadora acrescentou que dar muito trabalho, porém Timon precisa resolver as suas pendências e o Estado as suas para atender a população com eficiência.

Durante a reunião, a comissão ouviu o Secretário Márcio Sá e deixou claro que mesmo não fazendo parte da base do governo, sua responsabilidade com o nossos munícipes deve continuar independente de sua posição política, pois a população necessita da efetivação das políticas públicas de saúde.

De acordo com a vereadora, o secretário Márcio Sá disse que vai acompanhar os prazos e nos dará respostas à comissão sobre o andamentos das demandas.

No final da reunião, o promotor Antonio Borges, depois de ouvir o relatório da vereadora, cobrou para que que o pleitos sejam resolvidos e agradeceu pela colaboração e atuação da Vereadora Claudia Regina em ter ido a Brasília e trazer informações importantes.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.