spot_img
spot_img

Cerca de 1.870 bebês nasceram em Teresina durante a pandemia do Coronavírus

spot_img
Compartilhe:

Cerca de 1.870 bebês nasceram nas quatro maternidades da Prefeitura de Teresina e trouxeram esperança para diversas famílias durante a pandemia do Coronavírus. Os dados são referentes ao período de março, início da quarentena na capital, até o mês de maio e mostram também que houve registro de 15 grávidas que testaram positivo para Covid-19.

Emanuelle Farias foi um dos bebês que chegou ao mundo no dia 30 de março, em um dos períodos mais turbulentos. Sua mãe Adriana Farias, de 29 anos, relata que é um desafio criá-la enquanto está isolada. “Tive medo quando iniciou a pandemia, mas fico feliz porque a minha filha nasceu saudável e o atendimento da maternidade do Buenos Aires foi ótimo. As enfermeiras foram cuidadosas, sempre usando máscara. Agora, estamos totalmente isoladas, morando em um quarto e sem receber visitas”.

Já Rita Maria, de 22 anos, quando estava grávida, testou positivo para Covid-19  e foi direcionada para a Maternidade do Promorar, referência para esse tipo de atendimento. Ela conta que tinha medo de transmitir o vírus para o bebê. “Mas o neném nasceu saudável. O parto foi cesárea e tranquilo. Eu também gostei do atendimento das equipes de saúde. Agora estamos bem e aguardando a alta”.

Em Teresina, o pré-natal pode ser feito em 70 Unidades Básicas de Saúde. “Nesses locais, as gestantes são atendidas por enfermeiros e médicos, que classificam a gestação. Os casos de  alto risco são direcionados para a Evangelina Rosa; as de baixo risco permanecem fazendo as consultas nas UBS”, explica o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

Já as maternidades da Prefeitura, localizadas nos bairros Satélite, Buenos Aires e Dirceu, realizam partos de baixo risco, atendem urgências obstétricas e neonatais, fazem curetagem e ofertam exames como testes do pezinho, coraçãozinho e orelhinha. Se a gestante estiver com quadro suspeito ou confirmado da Covid-19,  ela é transferida para a  Maternidade do Promorar.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Vazio no ninho: meus filhos cresceram, e agora?

Por Juliana Castelo Ao nascer um bebê, nascem um pai e uma mãe. Amor, cuidado e proteção são palavras-chave na jornada de criar uma criança...

Novidade: troque suas lâmpadas incandescentes por novas de LED nos postos E+ Reciclagem

Lançado em 2011, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial e agora conta com mais serviços para a comunidade A Equatorial...

Em Teresina, pesquisadora da Fiocruz destaca avanços para baratear tratamento de imunoterapia a pacientes com câncer

Pesquisadora também destaca os desafios do Nordeste no enfrentamento a cânceres evitáveis As pesquisas e os avanços mais recentes relacionados ao diagnóstico, manejo e tratamento...