spot_img
spot_img

Escolas de Teresina recebem carteiras e mesas adaptadas para alunos com deficiência

spot_img
Compartilhe:

Promover uma educação de forma inclusiva é um dos objetivos da Prefeitura de Teresina, e para proporcionar a inclusão dos alunos com deficiência a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) está equipando as escolas com carteiras e mesas adaptadas para alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida. As cadeiras irão auxiliar no processo ensino-aprendizado, promovendo uma acessibilidade aos alunos.

A Escola Municipal Mascarenhas de Morais, localizada na zona Sul de Teresina, foi uma das escolas a receber as cadeiras na manhã desta sexta-feira (24). Segundo Luciano Garcês Marques Ferreira, diretor da escola, o ganho para os alunos que necessitam da cadeira é essencial para a o bem estar em sala de aula.

“É a inclusão sendo realizada. Com a cadeira, os alunos ficam totalmente apoiados e conseguem desenvolver as atividades propostas em sala. Estamos trabalhando para oferecer toda a estrutura necessária para o bom desenvolvimento das crianças, com os cuidados e ações inclusivas”, disse.

Essa ação vem acontecendo desde 2011, e para garantir a melhor inclusão dos alunos com deficiência física/neuro/motora já foram entregues até agora 215 carteiras e mesas adaptadas. “O nosso compromisso é de ter uma escola que acolha bem as crianças, formando cidadãos. Trabalhamos a inclusão e estamos avançando. Estamos também com mais de 180 profissionais trabalhando mais de perto com essas crianças que precisam de uma atenção especial”, afirmou Samara Moura Oliveira, coordenadora de Educação Inclusão da SEMEC.

Samara destaca ainda que as cadeiras são importantes para garantir a adaptação postural das crianças. Segundo ela, a escola deve encaminhar um laudo solicitando a cadeira adaptada. “A fisioterapeuta faz a visita para proceder à avaliação da necessidade de adequação postural, e em seguida dá a orientação para a confecção da carteira adaptada, recurso que melhora a postura e, consequentemente, a condição funcional das pessoas com deficiência”, explicou.

A coordenadora explica ainda que as cadeiras acompanharão os alunos quando houver necessidade de mudança de escola e que conforme a criança cresce é realizada uma nova avaliação e feita a troca da cadeira quando necessário. “Destacamos o quanto esta ação promove conforto e bem estar para os alunos, garantindo a segurança necessária, favorecendo assim a sua aprendizagem”, destacou.

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Muito além da estética, circunferência abdominal pode ser um sinal de alerta à saúde

Excesso de gordura abdominal traz riscos de doenças crônicas, que aumentam em casos de mulheres com cintura acima de 88cm, segundo a OMS Por Juliana...

Do grão à xícara: Cafeteria é novidade em loja do Renascença

Por Juliana Castelo Hora do cafezinho! A bebida mais popular no dia a dia do brasileiro tem até mês para comemorar. O calendário tem...

Simpósio Multidisciplinar de Oncologia reúne palestrantes de diferentes estados em Teresina

Evento acontece de 18 a 20 de abril e irá discutir o contexto atual e as perspectivas sobre o manejo e tratamento de câncer Teresina...