Timon

Timon inicia ano letivo 2015

Tempo de Leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã de ontem terça-feira, 3, no auditório do Centro de Convenções Maranhenses, a abertura do ano letivo de 2015, com a realização de uma palestra para todos os educadores da rede municipal de ensino. O encontro teve como tema: “Resultado não é mágica, é solução”, ministrada pela professora mestre em educação pela UFPI, Zélia Maria. Professores, diretores e supervisores marcaram presença no evento, que faz parte do programa de formação continuada para os educadores do município.

Estiveram presentes na abertura do evento a secretária de Educação, Dinair Veloso, a coordenadora do Departamento de Ensino da Semed, Ceres Noleto, a palestrante e demais convidados da gestão municipal. Logo no início do evento, os presentes assistiram a duas apresentações artísticas do projeto Beija-Flor, que também é mantido pela Prefeitura de Timon.

Durante a abertura do evento, a secretária de Educação falou aos presentes e comentou sobre os avanços que a Educação vem passando. Dinair disse que a satisfação é grande em poder iniciar o período letivo ainda no começo do mês de fevereiro, fato que não acontecia há muito tempo na rede municipal de ensino.

“Era um sonho e uma luta dos professores para que iniciássemos o ano letivo no começo do mês de fevereiro e isso é fruto de um grande planejamento, porque como eu já tenho relatado em outros momentos, nós temos uma situação diferente em Timon, porque nós temos agora um sistema mais organizado, fato que não acontecia antes, quando muitas escolas ainda funcionavam em casas residenciais. Mas, graças à sensibilidade do prefeito Luciano Leitoa, agora vamos iniciar o ano letivo com ambientes escolares diferentes, como vocês tem visto ao chegar às suas escolas”, disse Dinair.

Ainda de acordo com a secretária, o ano de 2015 será um ano de mais conquistas e, até o meio do ano, serão 21 instituições, entre escolas e creches, totalmente climatizadas. Dinair ressaltou o empenho da gestão municipal em garantir que mais escolas sejam climatizadas.

Depois da fala da mesa de honra, os professores presentes puderam assistir à palestra da professora mestre em educação, Zélia Maria Carvalho. A convidada é formada em Pedagogia e tem quase 20 anos de experiência na educação, tanto pública quanto privada. De acordo com Zélia, o professor é peça fundamental no processo de desenvolvimento da educação e a sua participação está bem além da docência: eles precisam estar inteirados com a gestão da escola.

“Nenhum resultado advém de mágica. Não é uma mágica que vai fazer com que uma escola do município vá ter um resultado bom no IDEB, por exemplo. Mas, como foi colocado pela professora Dinair, é o envolvimento de todos que fazem a educação que vai trazer esse resultado positivo. Não é nenhuma mágica”, disse a palestrante.

Os professores presentes comentaram que a proposta de trazer, no início do ano letivo, as capacitações e os encontros pedagógicos são formas de deixar os educares sempre atualizados e, também, proporcionar momentos de discussão para o bom desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem para conseguir bons resultados na educação de Timon.

Para Daniele Lima, professora da creche do bairro Primavera, “as capacitações têm surtido muitos efeitos positivos em sala de aula e os resultados são sempre muito comentados pelos professores”. A professora ainda comentou que o tema é de grande importância e não só os professores precisam saber, mas toda a sociedade precisa entender que os resultados positivos são alcançados através de muito esforço e incentivo de todos que estão envolvidos no processo de ensino.

Outra professora que diz estar muito contente com a oportunidade de participar do encontro é a Adriana Alves. Professora há um ano na Escola Anjo Gabriel, ela comenta que está sempre atualizada com as formações continuadas proporcionadas pela Semed. “É importante estar sempre se atualizando, porque o modelo de ensino está sempre evoluindo”, disse a professora, que ainda completa falando sobre as mudanças nas escolas de Timon: “O aluno está mais valorizado com as mudanças e o ambiente escolar está cada vez melhor”.

 

Edição: Veja Timon

Fonte: SECOM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.