Arte e Agricultura: feira movimenta a economia em comunidade rural

spot_img
Compartilhe:

Diversas secretarias municipais e Teresina se uniram para apoiar a realização da Feira de Artes e Agricultura Familiar promovida pelos moradores do Povoado Santa Luz de Baixo, na zona rural Norte da cidade. Durante este final de semana, produtores rurais e microempreendedores da própria comunidade tiveram a oportunidade de expor seus produtos e movimentar a economia da região através de vendas, exposições e negócios.

Para seguir uma determinação do prefeito Dr. Pessoa, em especial da primeira dama, Samara Conceição, nos dois dias de feira, diversos serviços foram oferecidos pela Prefeitura de Teresina, entre eles apresentações de músicos da Orquestra Sanfônica de Teresina, da cantora Leninha Alves e do cantor Filho Cabriola, que levou um repertório com o melhor do forró. A ação cultural foi uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), que desde o início deste ano vem dando uma atenção às solicitações feitas por comunidades rurais que antes não tinham muito acesso à cultura.

O presidente da FMC, Scheyvan Lima, esteve na comunidade nos dois dias de feira. Ele falou sobre as iniciativas populares que vêm gerando oportunidades para trabalhadores rurais e que, por isso, precisam de um olhar especial da gestão pública. O gestor garantiu ações em outras comunidades tão logo acabem as medidas restritivas por conta da pandemia, e que a pasta da cultura irá preparar um calendário que garanta atividades culturais por toda a zona Rural.

“Teresina tem uma grande área rural que precisa ser assistida de tudo, inclusive de cultura, por isso, levaremos à FMC e seus serviços para cada uma dessas comunidades, a fim de dar respeito e dignidade aos homens e mulheres do campo”, confirma Scheyvan Lima, enfatizando ainda que o acesso à cultura é um direito de todos.

Bons negócios

Além dos diversos serviços públicos, durante a feira ocorreram leilões para arrecadar dinheiro para a reforma dos boxes utilizados pelos produtores rurais da comunidade.

O líder comunitário Moisés Teodoro falou que há dez anos a comunidade se mobiliza para realizar a feira e que este ano, por intermédio da primeira-dama, Samara Conceição, foi possível fazer uma festa maior e mais organizada.

“Pela primeira vez realizamos essa feira nesse formato, isso mostra que a atual gestão tem um olhar especial pela região rural”, conta Moisés Teodoro.

A empreendedora Luzia Maria Campos mora há 20 anos na comunidade trabalhando com produtos artesanais e a feira foi uma oportunidade para que ela pudesse vender os produtos e gerar renda para o sustento de sua família.

“Como não participo de outras feiras, aqui consigo promover meu trabalho sem sair de perto de casa, é uma iniciativa muito importante para as pessoas como eu, que não querem sair do campo”, conta Luzia Maria, afirmando ainda que conseguiu fechar bons negócios.

A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves é o órgão responsável pela administração da pasta cultural no município de Teresina. Para saber mais sobre as ações nessa área, acesse o site cultura.teresina.pi.gov.br ou siga a página @cultura_the no Instagram.

Compartilhe:

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Morre “Flávio Jubileu” figura lendária de Timon

A deputada Socorro Waquim lamentou a morte de Flávio Jubileu. Após ter sido anunciada sua morte por várias vezes, realmente hoje, 27, foi anunciada e...

Em evento especial, Câmara de Timon debate sobre suicídio e violência contra a mulher

O evento foi organizado pela vereadora petista Da Luz do 7 Estrelas. Nesta terça-feira, 26, foi realizada na Câmara Municipal de Timon um evento para...

Adolescentes da Funac participarão de ação social na Casa do Idoso em Timon

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), participarão, nesta...