spot_img
spot_img

Debate na TV: Professora Socorro provou estar mais preparada para governar Timon a partir de 2021

spot_img
Compartilhe:
Socorro aproveitou o debate para apresentar suas propostas, desnudar a gestão atuar e se firmar como líder na disputa

O último debate televisivo, realizado ontem, 1, pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, com os candidatos que disputam a Prefeitura de Timon nas eleições deste ano foi a prova de fogo para a candidata do MDB Professora Socorro e mostrou para os timonenses que ela é a mais preparada para governar a cidade a partir de 2021.

Participaram do debate os candidatos: Dinair (PSB), Erivaldo Liima (PSOL), Professora Socorro (MDB), Jaconias Morais (PSC) e Schnneyder (Republicanos). O debate foi intermediado pela competente jornalista Ely Lopes, do quadro de jornalismo do GMNC e três representantes da OAB-MA faziam as análises dos pedidos de respostas dos candidatos que se sentiram ofendidos com as intervenções.

Durante a série de perguntas e respostas, com temas sorteados e temas livres para serem debatidos entre os próprios candidatos, a ex-prefeita mostrou-se uma mulher segura, “renovada e mais experimentada” para fazer uma nova gestão, a partir de 2021. A Professora não deixou nenhuma das provocações e perguntas “capciosas” dos outros candidatos e teve um aproveitamento positivo dentro dos tempos estabelecidos de um e dois minutos para perguntas, respostas, comentários, réplicas e tréplicas, além de direitos de respostas, para mostrar a população suas propostas para governar Timon, acabar com alguns factoides políticos criados pela atual gestão e expor as “vísceras e entranhas da corrupção” do atual governo nos setores da Educação e da Saúde, citando inclusive, operações da Controladoria Geral da União, no caso da Topic, onde foram desviados 4 milhões de recursos do Transporte Escolar de Timon e a Justiça Federal bloqueou todos bens do prefeito Luciano Leitoa para a devolução dos recursos surrupiados pela quadrilha comandada por Luiz Carlos Magno, apontado pela Policia Federal como mentor do esquema corrosivo aos cofres das prefeituras.

A Professora aproveitou o debate, também, para por nos factoides políticos criados pela atual gestão

A candidata também levou para o debate outro tema que precisava de esclarecimentos diante da proposta da candidata governista Dinair que foi secretária de Educação por quase oito anos e que apresenta uma “educação de excelência” em Timon, mas que após as indagações da candidata Medebista de que um relatório da CGU constata que no período de 2018 a 2019, época em que Dinair estava ainda no comanda da Educação no município de Timon, vícios em licitações, superfaturamento da merenda escolar – com uma abóbora que dois quilos sendo entregue no almoxarifado da secretaria como se pesasse 4 kilos – um superfaturamento de 100 por cento, além de constatar que a merenda dos alunos também era feito em locais insalubre e inadequados povoados por animais domésticos como gatos e cachorros.

Socorro também aproveitou as questões levantadas pela candidata do governo para esclarecer que na sua gestão, nos dois mandatos -, nenhum serviço perdeu a solução de continuidade e que até o dia 31 de dezembro de 2012 todos os serviços foram entregues funcionando e que a insinuação da candidata governista de que a Policlínica e o Caism, além dos postos de saúde ficaram funcionando,  era inverídica, ao contrário do que se constata hoje, com uma gestão falida em todos os setores.

Enquanto a candidata Professora Socorro mostrou-se segura e apresentou como a melhor opção para governar Timon, Dinair, a candidata da Prefeitura, teve momentos de desequilíbrio e até fez a desconstrução dos discursos do atual prefeito Luciano Leitoa, pois ao ser indagada sobre a promessas não cumpridas de pleitos anteriores de gerar 5 mil empregos na cidade, feita por Luciano, Dinair afirmou que no Polo Empresarial, além de ter somente uma empresa instalada, o prefeito só conseguiu gerar, em oito anos de mandato, 300 empregos na única empresa atraída para se instalar nas margens do Polo, na BR-316. Além de divagar em uma pergunta sobre como os recursos da saúde foram aplicados durante a pandemia, a candidata governista chegou a falar em cura do covid 19. Mas o que está virando meme em toda Timon, após o debate, foi a defesa que a candidata do prefeito fez ao atual sistema de abastecimento de água, afirmando que a água servida pela concessionária é de qualidade, enquanto que nas torneiras de muitas casas ainda são despejadas água com cor escura e barrenta.

A candidata Professora Socorro também esclareceu sobre um ponto de sua gestão que é são as pendências salariais durante sua gestão e respondendo a varias provocações da candidata da Prefeitura, segundo Socorro, uma decisão judicial de bloqueio dos recursos no final de seu governo impediu que fossem pagos essas pendências com os servidores comissionados e que nenhum dos servidores efetivos deixou de receber em dia no seu governo, inclusive a ex-secretária Dinair, que é professora do município.

Jaconias: laços familiares como o governo atual

Mas a candidata governista, que mostrou despreparo como gestora e teve sua gestão exposta com os escândalos, teve momentos de embates diretos com  os outros candidatos que acabaram por mostrar aos timonenses quem realmente está concorrendo como oposição em Timon. Dinair mostrou que tanto Jaconias Morais quanto o ex-comandante Schnneyder estão agora em lados opostos, mas que até bem pouco tempo estavam com o grupo Leitoa. Ela falou que Jaconias participou dos governos leitoistas como vereador da base governista e ajudada pela pergunta de um jornalista que falou que dentro da relação familiar do candidato com o governo afirmando que antes da eleição tinha parlamentar ligado a Jaconias que custou para se desvencilhar do atual governo patenteando ainda mais o vínculo da candidatura do advogado com atual sistema.

Schnneyder: no comando de olho nas pesquisas

Sobre o candidato Schnneyder, Dinair afirmou que durante sua gestão como comandante da 11º BPM muitas das ações do comando foram realizadas por  conta do apoio da atual gestão e que o candidato estava mais preocupado com as pesquisas que sempre lhe colocaram como primeiro lugar na briga pela disputa para prefeito, embora, naquela época ele ainda concorresse sozinho ao cargo do que com as ações do comando. Schnneyder ganhou direito de resposta e disse que a afirmação da candidata era leviana. (Veja a cobertura completa do debate na TV Meio Norte. Clique).

 

Compartilhe:
spot_img

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Propaganda

spot_img

Propaganda

spot_img

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

Águas de Timon lança o selo “Aqui tem esgoto tratado” para empresas e instituições

Celebrando 09 anos de atuação na cidade do Maranhão, a Águas de Timon realizou na última segunda (22), o lançamento do primeiro Selo “Aqui...

Equatorial Maranhão é bicampeã nacional na Pesquisa de Satisfação da Abradee

Pelo segundo ano consecutivo, a Equatorial Maranhão ficou em primeiro lugar na Pesquisa de Satisfação do Grande Cliente de Energia Elétrica da Associação Brasileira...

Trabalho remoto: saber outros idiomas gera oportunidades de emprego em empresas estrangeiras

Por Vanessa de Lima Ramon Melo e Ruhan Bello trabalham remotamente de Teresina em uma empresa de Hamburgo, na Alemanha. Isso é possível graças à...