GeralTeresina

FMS monitora um novo caso suspeito de Coronavírus em Teresina

Agora, trata-se de uma jovem, de 25 anos de idade, que viajou para a Itália e apresentou sintomas compatíveis com a doença

Nesta segunda-feira (02), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) comunica que está investigando um novo caso suspeito de Coronavírus em Teresina. Agora, trata-se de uma jovem, de 25 anos de idade, que viajou para a Itália e apresentou sintomas compatíveis com a doença, que são similares ao de uma gripe comum. Recentemente, surgiu um caso suspeito em Teresina, mas foi descartado após realização de exames.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a FMS está aguardando resultado do exame, que está sendo realizado em São Paulo. “A nossa equipe de saúde está seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Foi feita a notificação do caso e colhida amostra de secreção respiratória, para realização de exames e, nesse momento, a pessoa encontra-se isolada em domicílio, conforme protocolos”.

Em Teresina, não há nenhum caso confirmado de Coronavírus. “A população não precisa se alarmar, mas deve seguir os cuidados básicos de prevenção”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira, que explica ainda que a rede de saúde da FMS tem um plano de contingência e pode realizar atendimentos e que, em caso grave ou com necessidade de internação, o hospital de referência é o Natan Portela.

O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que causa infecções respiratórias e que se alastrou na China e se espalha por vários países da Europa. Nessas situações, a equipe de saúde notifica a equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, observando o quadro clínico e o roteiro de viagem do paciente nos últimos 14 dias. É feita coleta de exames e isolamento da pessoa com suspeita de infecção.

Confira dicas para prevenir o Coronavírus:

1.Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
2.Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
3.Evitar contato próximo com pessoas doentes.
4.Ficar em casa quando estiver doente.
5.Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
6.Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
7.Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.