GeralTeresina

Gestão pública de Teresina é reconhecida nacionalmente em premiações

Organizações como a UNICEF, a Caixa Econômica Federal e o Banco Mundial apontaram o trabalho do executivo municipal como eficiente no planejamento público com foco no desenvolvimento sustentável e excelência da gestão.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Teresina tem sido reconhecida em premiações nacionais e internacionais em diversas áreas, por diferentes entidades que avaliam o trabalho do setor público. Organizações como a UNICEF, a Caixa Econômica Federal e o Banco Mundial apontaram o trabalho do executivo municipal como eficiente no planejamento público com foco no desenvolvimento sustentável e excelência da gestão.

“Nós buscamos trazer para Teresina o que existe de mais atual em gestão pública, e assim, conseguimos coordenar melhor o trabalho dos demais órgãos, além de atrair grandes investimentos para o município e tornar a cidade mais moderna e organizada. Nós trabalhamos com visão de futuro, pensando no longo prazo”, explica o secretário municipal de Planejamento, José João Braga.

A educação é umas das áreas mais premiadas. Além da liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre as capitais, outros projetos da pasta foram apontados como exemplo. É o caso do programa Alfabetiza Teresina, que foi o terceiro colocado na edição 2019 do prêmio Cidades Sustentáveis. A Fundação Abrinq, que concede o prêmio Prefeito Amigo da Criança, e a Fundação das Nações Unidas para a Infância, responsável pelo selo UNICEF, também reconheceram o trabalho da PMT com políticas públicas voltadas para a infância.

Um outro exemplo é o Programa Lagoas do Norte, que em 2015 recebeu o Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, oferecido pela Caixa Econômica Federal. Atuando em 13 bairros da zona Norte de Teresina, o Lagoas do Norte foi reconhecido como um bom exemplo a ser seguido por outras cidades. O programa desenvolve projetos de melhoria de drenagem urbana, de adequação do sistema viário, urbanização, melhorias habitacionais, entre outras intervenções.

A excelência na gestão foi apontada também pelo Jornal Folha de São Paulo, que organiza o Ranking de Eficiência dos Municípios. Nele são apontadas quais cidades oferecem mais saúde, educação e saneamento gastando menos recursos. Em 2016, Teresina obteve nota 0,686 em uma escala que vai de 0 a 1, enquanto a média nacional foi de 0,509.

O incentivo à participação popular na gestão pública também é uma marca do trabalho da PMT. Em 2018, Teresina recebeu o certificado de finalista do prêmio Municiências, organizado pela Confederação Nacional dos Municípios, devido ao processo participativo digital utilizado na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e do Plano Plurianual.

A tecnologia foi uma ferramenta importante nessas e em outras iniciativas, como a utilização do aplicativo Colab, por meio do qual as pessoas podem mandar suas demandas diretamente ao poder público de forma simples e rápida. A utilização destas e outras ferramentas digitais levarem Teresina a ocupar a 4ª posição no Nordeste no ranking Conected Smart Cities em 2020, sendo apontada como uma das cidades mais inteligentes do país.

“Estas premiações mostram que a gestão pública de Teresina trilha o caminha correto, buscando sempre se modernizar de forma a atender melhor as demandas da população”, conclui o secretário José João Braga.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.