Blog do RibinhaGeral

Minimizou a importância: Prefeita Dinair empossa secretária da Mulher dentro de gabinete

A solenidade foi marcada pela ausência das representantes do sexo feminino no legislativo

A prefeita Dinair Veloso empossou ontem, 5, Kellyane Gedeon como secretária da Mulher. A solenidade marca o retorno de uma pasta importante ao primeiro escalão, que atuará  diretamente nas políticas de defesa dos direitos das mulheres, o que havia sido relegado desde de 2012, quando o ex-prefeito Luciano Leitoa, em 2013, extinguiu a pasta, tornando-a como Coordenadoria.

Desde então, havia uma luta das mulheres para que fosse recriada a Secretaria. A primeira a levantar essa bandeira de recriação da pasta foi a ex-vereadora Cláudia Regina, que fez de seu mandato uma bandeira de luta pelas causas das mulheres. A ex-prefeita Socorro Waquim, no exercício do cargo de vereadora, também encampou as proposições para o retorno da secretaria como forma de defesa das questões das mulheres timonenses.

A luta das mulheres se fortaleceu este ano, quando os eleitores, na sua maioria mulheres, elegeram a prefeita Dinair Veloso e mais três representantes na Câmara: Alynne Macedo, Da Luz do 7 Estrelas e Professora Vanda, que juntas manifestaram-se em favor da recriação da Secretaria da Mulher. Em março, pressionada, a prefeita enviou projeto lei à câmara que recriava a Secretaria da Mulher, (veja) talvez por isso, Dinair Veloso deu posse a nova secretária sem convidar as representantes do sexo feminino na Câmara.

Prefeita Dinair Veloso empossa secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Nesta quarta-feira (5), a prefeita Dinair Veloso empossou a titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – SMPM, a secretária Kellyane Gedeon, que até então ocupava o posto de coordenadora de Direitos da Mulher. A pasta foi criada com o intuito de viabilizar políticas públicas destinadas ao público feminino.

“Uma prefeita mulher não poderia deixar de prestigiar a causa, que necessita do reforço de políticas públicas que busquem a garantia de direitos e mais segurança às mulheres, em especial neste período de pandemia, em que muitas passaram a trabalhar de casa, além do triste aumento dos casos de violência doméstica contra a mulher. Sou focada em ações e resultados, por isso peço a sua dedicação para que essas garantias de direitos cheguem o quanto antes até às mulheres timonenses”, reforça a prefeita Dinair Veloso.

Durante os primeiros meses de gestão, a Coordenadoria da Mulher desenvolveu várias ações no intuito de garantir os direitos das cidadãs timonenses. Contudo, somente com a instalação de uma secretaria o município teria uma abrangência maior, principalmente no combate à violência e a discriminação contra as mulheres. É válido ressaltar que a criação da secretaria se deu exclusivamente nos limites da lei Orçamentária de 2021, não acarretando qualquer despesa que impacte os gastos previstos no orçamento.

“No que depender de mim e da equipe que já trabalhava comigo na antiga coordenação, vamos desenvolver um bom papel, colocando em prática ações e parcerias que já estamos correndo atrás. O período é complicado, mas a gente tem que correr atrás para desenvolver o papel da secretaria. Já está previsto, por exemplo, uma ação para costureiras no Parque Alvorada”, afirma Kellyane Gedeon.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.