Moradores das Piranhas sem água recorrem às lagoas e ao Parnaíba para beber

spot_img
Compartilhe:

Moradores do povoado Piranhas, na região ribeirinha Norte de Timon, estão sem o abastecimento de água regular do SAAE há mais de 10 dias. Para suprir suas necessidades, como tomar banho, cozinhar alimentos e beber, muitos estão recorrendo às águas contaminadas de lagoas e do rio Parnaíba, outros estão caminhando cerca de dois ou três quilômetros à Localidade Barra das Pombas para conseguir uma melhor qualidade da água.

Povoado Piranhas, que já sofreu até com alagamentos, agora está sem água

O problema da falta de água na localidade é em decorrência do corte do fornecimento de energia da bomba que faz o bombeamento de um chafariz para abastecer toda comunidade. Segundo os moradores, existe muita inadimplência por parte dos moradores, que não repassam o pagamento do fornecimento ao SAAE que providencia a liquidação das contas de consumo de energia, mas o problema da inadimplência se agravou desde que o SAAE de Timon assumiu fazer o pagamento.

“Antes quando era a associação que tomava de conta de arrecadar e pagar a conta de energia, nós não ficávamos sem água um dia sequer, hoje estamos com  mais de 10 dias sem água e se virando como podemos. É verdade que existe a inadimplência dos moradores e também desperdício de água, mas o problema se agravou a partir de quando o SAAE assumiu o controle, quando era pela associação dava-se sempre um jeito de não faltar água”, admitiu uma moradora.

Polêmica de responsabilidade

Hoje pela manhã, durante sessão plenária na Câmara, o vereador Juarez Morais (SD) levantou uma polêmica de que a localidade Piranhas, estaria, de acordo com o novo limite territorial de Timon, dentro da Zona Urbana da cidade, portanto, o abastecimento de água da localidade não deve ser mais atribuído ao SAAE e sim à concessionária Águas de Timon.

Comissão leva problema ao SAAE

Logo após a sessão plenária de hoje, 14, os vereadores Coca do Matapasto (SD) e Antunes Macedo (PSDB), agendaram audiência com o presidente do SAAE Arilson Araújo para apresentar essa problemática  da falta de abastecimento em algumas comunidades da zona rural de Timon e estabelecer um diálogo levantado pelo vereador Juarez Morais de quem é a responsabilidade dos sistemas de abastecimento de água diante do novo limite territorial de Timon. Se do SAAE ou da Águas de Timon.

Até o fechamento desta edição a reunião ainda prosseguia no SAAE.

Compartilhe:

Talvez você queira ler também

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Relacionados

- Propaganda -spot_img
- Propaganda -spot_img

Últimas

A partir desta segunda (06), novas ruas do centro recebem obras de esgotamento sanitário

Mais de 25 mil metros de rede de esgoto já foram instalados As obras do programa Timon Saneada 2, que colocarão o município de Timon...

Câmara de Timon: Resumo das matérias aprovadas na sessão desta segunda-feira (06/12)

Os parlamentares aprovaram duas homenagens: um título de cidadania e a concessão da insígnia Flores. Durante a 2018ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Timon,...

Deputada Socorro anuncia Fábio Macedo como seu candidato a deputado federal

O anúncio oficial foi feito durante se aniversário, ontem, 05, na presença do vice-governador Carlos Brandão. Foi durante a festa de seu aniversário e com...