Blog do RibinhaGeral

Primeiras doses da vacina chegam a Timon, mas Prefeitura segrega profissionais da UPA

A UPA não teve um colaborador escolhido para receber o imunizante mesmo sendo a principal linha de frente do combate ao Covid-19, reclama diretora

Por continuar atuando para salvar vidas, por ser o pára-choque do Covid-19 na cidade, a porta de entrada para os atendimentos e por registrar a primeira internação do caso, além do registro do primeiro óbito, dos primeiros colaboradores contaminados, e com a chegada da vacina no município de Timon, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deveria ser escolhida para ter um de seus colaboradores para a imunização, dando como ponto de partida  a luta para vencer essa árdua batalha e que teve a expectativa e frustação junto com ansiedade foi preterida ontem, 19, com a chegada dos imunizantes em Timon e a decisão do governo municipal de deixar de fora aquela casa de saúde, numa atitude considerada pela diretora da UPA Ana Patricia Brigel como “desuma com todos nós que estamos e continuamos na linha de frente nos atendimentos urgentes em Timon”, disse a diretora em post  que esse blog teve acesso e fazendo comunicar o seu descontentamento e tristeza com e com a atitude de desprezo ao profissionais da UPA de Timon aos gestores municipais.

A opinião pública, com a atitude da Prefeitura de Timon, não quer acreditar que o fato do imunizante não ter ido até a UPA ou tenha a ver ou alguma relação com a politica, pois sim assim agiram os gestores de Timon, a vacina que é imunizante, não terá seu efeito, pois tratada dessa forma, escolhendo  somente entre seus apoiadores ou aliados para imunizar, como ficará cerca de 60 por cento da população, que nas urnas disseram não querer o governo que aí está.

A vacina, o imunizante, não deveria ser usado de forma midiática como vem sendo usada pelos políticos inescrupolosos e muito menos de forma segregadora, mas sim, deveria chegar a quem direito, estabelecendo como em todo mundo os grupos prioritários e fazendo justiça àqueles que contribuiram e ainda contribuem de forma efetiva na luta para salvar vidas, se tratada dessa forma, não terá  o efeito esperado.

Veja abaixo, no espaço grifado a informação oficial publicada no site da prefeitura sobre a vacinação simbólica:

As primeiras doses da Covid-19 chegaram nesta terça-feira (19), às 15h, em solo timonense, no aeroporto particular Domingos Rêgo, situado no município. Timon recebeu nesta primeira etapa 1.330 doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. As doses serão administradas pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

A primeira pessoa a receber a dose foi a técnica de enfermagem do Samu, Conceição de Maria Paula Lima Oliveira, timonense, 58 anos, moradora do Bairro Centro e profissional da linha de frente no combate à Covid-19.

A Prefeitura de Timon ministrou as primeiras seis doses da vacina em profissionais da Saúde em uma cerimônia simbólica no auditório da Unidade Básica de Saúde do Parque Piauí.

“É um momento histórico e importante para nossa cidade, para a ciência e para os timonenses. É um momento de alegria ver a vacinação e ter essas pessoas que estão representando todos àqueles que estiveram na linha de frente combatendo e arriscando suas vidas para salvar muitas outras, somos muito gratos por todos que trabalham na saúde, estamos celebrando essa grande conquista”, afirma Dinair Veloso, prefeita do município.

Nesta primeira fase serão vacinados profissionais da saúde na linha de frente de combate à doença. A vacinação será realizada no local de trabalho dos mesmos e feita pelos vacinadores capacitados pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município.

“A quantidade de doses ainda é pequena e insuficiente para vacinar todos os nossos profissionais como gostaríamos e por isso fizemos uma estratégia de priorização. Nesse primeiro momento, a vacinação será para os profissionais da rede de atendimento que trabalham diretamente com os pacientes com a doença”, afirma o secretário de saúde, Jefferson Veras.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.