Teresina

Covid-19 bate novo recorde: 90 casos confirmados em 24 horas

A capital registrou também mais três óbitos pela doença, somando agora 937 casos confirmados e 26 mortes pelo novo Coronavírus.

O número de casos confirmados de Covid-19 bateu novo recorde em Teresina ontem, terça-feira: foram 90 nas últimas 24 horas. A capital registrou também mais três óbitos pela doença, somando agora 937 casos confirmados e 26 mortes pelo novo Coronavírus.

Dois óbitos aconteceram nesta terça-feira: um homem de 41 anos, residente na zona Norte, que estava internado no Hospital Getúlio Vargas; e um homem de 23 anos, imunossuprimido, residente na zona Sul e que estava internado no Hospital do Promorar. A terceira vítima faleceu dia 10 de maio, mas só houve a confirmação por Covid-19 hoje. Era uma mulher, de 97 anos, residente na zona Sudeste, diabética e com doença cardiovascular crônica, que estava internada no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

O prefeito Firmino Filho lamentou o crescimento nos números. “Hoje, três famílias tiveram perdas irreparáveis, inclusive um jovem, de apenas 23 anos, que tinha um futuro pela frente. Confirmamos mais 90 casos, em 24 horas. Os números nos assustam, porque é um crescimento que está sendo observado em todo o Piauí e em todo o país. No Brasil, foram 881 pessoas que não vão voltar para a convivência de suas famílias. Vidas que não retornam mais. Por isso, a gente pede, reforça: fica em casa. Essa é a única arma que temos para evitar que mais pessoas entrem para essas estatísticas”, disse.

A enfermeira Wesllany Sousa Santana, do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, reforçou que é imprescindível que as pessoas evitem sair às ruas e se mantenham em casa o máximo possível. “Os números estão em crescimento e refletem o afrouxamento do distanciamento social que temos observado nas últimas semanas. Nós precisamos novamente aumentar o percentual de distanciamento social na cidade inteira, só assim teremos como reduzir o número de pessoas contaminadas”, alerta.

A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão; gotículas de saliva; espirro; tosse; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.