GeralTeresina

População do Soinho recebe nova UBS ampla e reestruturada

A nova UBS segue os padrões do Ministério da Saúde e atenderá em média 3.500 pessoas

“Essa obra é simplesmente maravilhosa. Eu nunca pensei que pudéssemos ter algo assim. É ótimo para a população, pois o posto de saúde já  não tinha mais condições nem de caber todo mundo dentro. Bom demais esse aqui. Eu agradeço muito as lideranças, o prefeito, o secretário de saúde. A todos que se juntaram para que a obra fosse realizada”, falou Maria de Jesus da Costa Moraes, moradora do Povoado Soinho há 16 anos. Ela esteve presente na solenidade de entrega da nova Unidade Básica de Saúde Dr. Alberto de Moura Monteiro (UBS Soinho), que aconteceu na manhã deste sábado, 8.

A nova UBS segue os padrões do Ministério da Saúde e atenderá em média 3.500 pessoas do Povoado Soinho, Povoado São José, Assentamento 28 de agosto, Assentamento Serra Dourada e Estrada da Cajazeira. Uma Equipe Estratégia Saúde da Família irá ofertar serviços de consultas médicas, consulta de enfermagem, consulta odontológica, vacina, coleta, procedimentos como curativos, administração de medicação, retirada de pontos e nebulização.

“Aqui no Soinho o posto de saúde não tinha as condições adequadas para o funcionamento das Equipes Saúde da Família. Agora estamos com esse novo prédio com estrutura adequada para o bom trabalho dos profissionais de saúde e para a população desfrutar das ações de saúde. Para que possamos ter efetivamente um sistema público de saúde de qualidade nós precisamos construir uma Atenção Básica de qualidade para que possamos fazer ações preventivas em saúde e tenhamos a grande porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. A Saúde da Família se expandiu muito nos últimos anos em Teresina e, até o final deste ano, teremos entregue 80 Unidades Básicas de Saúde totalmente novas e requalificadas”, explicou o prefeito Firmino Filho.

Para a construção de uma área de 364,0m² da UBS Soinho houve o investimento de R$ 831.569,54. A nova unidade tem os seguintes ambientes: recepção, sala de marcação de consultas (SAME), dois banheiros para o público, dois consultórios odontológicos, sala de curativos, sala de coleta, sala para os agentes de saúde, dois consultórios de enfermagem, dois consultórios médicos, sala de pré-consulta, sala de vacina, sala para arquivo, farmácia, sala de atividades coletivas, sala de observação/procedimentos, administração, esterilização, expurgo, almoxarifado, DML, banheiros para funcionários e copa.

“Essa é uma obra que ninguém pode se apropriar para uso indevido. Ela é de uso comunitário. Nós somos gestores da Fundação Municipal de Saúde trabalhamos sob a batuta do prefeito Firmino Filho, que nos pede que façamos um bom acolhimento, um bom tratamento às pessoas, dando dignidade. São esses nossos fundamentos”, disse Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A UBS Soinho recebe o nome de Alberto de Moura Monteiro, que nasceu em Picos, no dia 15 de novembro de 1913 e faleceu em Teresina em 18 de janeiro de 1987. Destacou-se nos meios políticos, literário e como agropecuarista. Como político foi eleito por seis legislaturas consecutivas, perfazendo um período de 24 anos de vida parlamentar.

Comentar via FaceBook

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.